Topo

D'Alessandro cita diferenças entre futebol brasileiro e argentino

D´Alessandro avaliou as diferenças entre o futebol brasileiro e argentino - Reprodução/Site oficial River Plate
D´Alessandro avaliou as diferenças entre o futebol brasileiro e argentino Imagem: Reprodução/Site oficial River Plate

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 18h51

O meia Andrés D´Alessandro passou um longo período atuando pelo futebol brasileiro. Agora, meses após seu retorno ao River Plate, o jogador comparou o estilo de jogo dos dois países e citou as diferenças.

“O futebol argentino mudou muito e é muito físico. Não existem muitos meias. Precisamos de jogadores que pensem para não correr tanto e termos mais a posse de bola. A parte física é importante, mas temos que recuperar aqueles que cadenciam o jogo. O jogador argentino era diferente por isso, não por correr”, declarou o meia em entrevista ao TyC Sports, antes de acrescentar.

“Se corre muito mais na Argentina (do que no Brasil). Não digo que o físico não seja importante, mas aquela coisa de jogar o futebol e tomar certo tempo para decidir a melhor jogada se perdeu. Não só aqui, mas nas equipes europeias também. É uma tarefa nossa recuperar isso e temos que esperar que os novos jogadores que estão surgindo sigam por esse caminho”, avaliou o meia.

O meio-campista, conhecido por suas opiniões fortes, ainda declarou que é preciso mudar a cultura implantada nas categorias de base dos clubes. De acordo com D´Alessandro, os clubes precisam parar de priorizar os resultados nas divisões inferiores para formar jogadores mais decisivos.

“É preciso deixar de priorizar o resultado. É muito difícil e é um trabalho em longo prazo, mas o turbilhão te leva a trabalhar dia a dia, partida a partida”, ressaltou D´Alessandro.