Topo

Ex-jogador inglês vira técnico quatro anos após parada cardíaca em campo

Fabrice Muamba se aposentou em 2012, aos 24 anos. Agora, faz curso de treinador - PAUL ELLIS/AFP
Fabrice Muamba se aposentou em 2012, aos 24 anos. Agora, faz curso de treinador Imagem: PAUL ELLIS/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 08h45

Em 17 de março de 2012, durante o jogo entre Bolton Wanderers e Tottenham pela Copa da Inglaterra, o meio-campista Fabrice Muamba sofreu uma parada cardíaca em pleno gramado. Socorrido às pressas, inclusive por um cardiologista que acompanhava a partida nas arquibancadas, o jogador foi levado ao hospital. Muamba chegou a ficar sem pulsação por 78 minutos.

O meio-campista passou quase um mês no hospital, recebendo alta em 16 de abril. Em agosto daquele ano, porém, o Bolton – então clube do atleta – anunciou sua aposentadoria. Muamba tinha 24 anos.

Desde então, o ex-meio-campista se aventurou em outras áreas. Trabalhou como comentarista da Copa Africana de Nações 2013 na TV inglesa, estou jornalismo na Universidade de Staffordshire e até se arriscou na música, cantando em uma campanha de arrecadação de fundos a crianças carentes.

Agora, Muamba ensaia um retorno ao futebol. Depois de realizar um trabalho nas categorias de base do Liverpool em 2015, o ex-jogador inicia uma carreira como técnico. Em entrevista ao jornal Daily Express, o inglês contou ter sido aprovado no curso Uefa B de treinadores.

“Quero apenas voltar e estar no futebol de novo”, contou Muamba. “Começo meu curso de técnico Uefa A no verão (meio do ano a Inglaterra), e espero estar trabalhando em tempo integral com as categorias de base de um clube na próxima temporada”, completou.

Embora tenha sido proibido pelos médicos de se exercitar, Fabrice Muamba chegou a participar de um jogo de despedida em 2015. Hoje, garante estar seguro quanto a sua condição cardíaca. “Tudo parece estar bem”, explicou

O curso de qualificação de técnicos da Uefa exige 240 horas de aulas, incluindo ensino à distância e vídeoaulas. Passado este período, os candidatos passam por uma semana de estudos na Universidade de Warwick, na Inglaterra.

Entre os ingleses, o curso Uefa B custa 720 libras (mais de R$ 3,7 mil), enquanto o curso Uefa A custa 5.820 libras (mais de R$ 30 mil). A licença A é exigida para todos os técnicos que trabalham nas quatro primeiras divisões do Campeonato Inglês.