Firmino marca, Liverpool supera 'paredão' e abre boa vantagem sobre United

Do UOL em São Paulo

  • AP Photo/Jon Super

    De Gea teve grande atuação, mas não evitou a derrota do Manchester United

    De Gea teve grande atuação, mas não evitou a derrota do Manchester United

Liverpool e Manchester United nunca haviam se enfrentado em competições europeias. Na primeira vez em que isso aconteceu, melhor para os Reds. Nesta quinta-feira (10), no primeiro jogo das oitavas de final da Liga Europa, o Liverpool fez 2 a 0 no United com gols de Firmino e Sturridge e abriu boa vantagem pela vaga nas quartas.

Apesar da boa vitória em casa, o Liverpool tem motivos a lamentar, porque dominou completamente a partida e poderia ter resolvido o mata-mata em Anfield. Mas esbarrou no "paredão" De Gea, que brilhou com grandes defesas e evitou uma goleada. Agora, os dois times voltam a se enfrentar em uma semana, na próxima quinta-feira (17), em Old Trafford. Os visitantes podem perder por um gol de diferença e, caso marquem, o United precisará fazer 4 a 1.

Time nas costas

O Liverpool terminou o primeiro tempo vencendo pelo placar mínimo, com de Sturridge, após marcação de pênalti polêmico. Mas poderia ter feito ao menos mais dois no Manchester. O grande responsável por isso foi De Gea. O goleiro fez ao menos três grandes defesas, uma delas em chute de Philippe Coutinho, e fechou o gol do United. Na internet, De Gea logo ganhou destaque dos internautas, que fizeram um meme com o goleiro carregando o time inteiro nas costas. Um dado para resumir o primeiro tempo: o Liverpool terminou com 69% de posse de bola, enquanto restou ao United meros 31%.

Lado oposto, mesmo roteiro

O Manchester voltou dos vestiários dando sinais de melhora. Se não se impunha tecnicamente, ao menos tentava igualar o jogo na vontade. Após os 15 minutos iniciais, porém, o Liverpool voltou a massacrar o Manchester. E De Gea, mais uma vez, a salvar a pátria. Mas Carrick afastou mal aos 30 minutos e a bola sobrou na boa para Firmino ampliar a vantagem. O brasileiro, aliás, está em grande fase - fez 8 gols e deu 4 assistências nos últimos 13 jogos.

Brasileiros brilham no Shakhtar; Borussia 'põe um pé' nas 4ª's

Além do clássico inglês, esta quinta foi marcada por rodada completa da Liga Europa. Os principais resultados foram Shakhtar Donetsk 3 x  1 Anderlecht, com grande atuação dos brasileiros Tyson e Marlos, e Borussia Dortmund 3 x 0 Tottenham, que praticamente garante os alemães nas quartas de final. Os jogos de volta também acontecem na próxima quinta.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos