Topo

Firmino marca, Liverpool supera 'paredão' e abre boa vantagem sobre United

De Gea teve grande atuação, mas não evitou a derrota do Manchester United - AP Photo/Jon Super
De Gea teve grande atuação, mas não evitou a derrota do Manchester United Imagem: AP Photo/Jon Super

Do UOL em São Paulo

10/03/2016 18h53

Liverpool e Manchester United nunca haviam se enfrentado em competições europeias. Na primeira vez em que isso aconteceu, melhor para os Reds. Nesta quinta-feira (10), no primeiro jogo das oitavas de final da Liga Europa, o Liverpool fez 2 a 0 no United com gols de Firmino e Sturridge e abriu boa vantagem pela vaga nas quartas.

Apesar da boa vitória em casa, o Liverpool tem motivos a lamentar, porque dominou completamente a partida e poderia ter resolvido o mata-mata em Anfield. Mas esbarrou no “paredão” De Gea, que brilhou com grandes defesas e evitou uma goleada. Agora, os dois times voltam a se enfrentar em uma semana, na próxima quinta-feira (17), em Old Trafford. Os visitantes podem perder por um gol de diferença e, caso marquem, o United precisará fazer 4 a 1.

Time nas costas

O Liverpool terminou o primeiro tempo vencendo pelo placar mínimo, com de Sturridge, após marcação de pênalti polêmico. Mas poderia ter feito ao menos mais dois no Manchester. O grande responsável por isso foi De Gea. O goleiro fez ao menos três grandes defesas, uma delas em chute de Philippe Coutinho, e fechou o gol do United. Na internet, De Gea logo ganhou destaque dos internautas, que fizeram um meme com o goleiro carregando o time inteiro nas costas. Um dado para resumir o primeiro tempo: o Liverpool terminou com 69% de posse de bola, enquanto restou ao United meros 31%.

Lado oposto, mesmo roteiro

O Manchester voltou dos vestiários dando sinais de melhora. Se não se impunha tecnicamente, ao menos tentava igualar o jogo na vontade. Após os 15 minutos iniciais, porém, o Liverpool voltou a massacrar o Manchester. E De Gea, mais uma vez, a salvar a pátria. Mas Carrick afastou mal aos 30 minutos e a bola sobrou na boa para Firmino ampliar a vantagem. O brasileiro, aliás, está em grande fase - fez 8 gols e deu 4 assistências nos últimos 13 jogos.

Brasileiros brilham no Shakhtar; Borussia ‘põe um pé’ nas 4ª's

Além do clássico inglês, esta quinta foi marcada por rodada completa da Liga Europa. Os principais resultados foram Shakhtar Donetsk 3 x  1 Anderlecht, com grande atuação dos brasileiros Tyson e Marlos, e Borussia Dortmund 3 x 0 Tottenham, que praticamente garante os alemães nas quartas de final. Os jogos de volta também acontecem na próxima quinta.