Topo

D. Alves vê futebol 'prostituído' e diz: joga por amor, não por dinheiro

Do UOL, em São Paulo

11/03/2016 08h42

Daniel Alves, lateral direito do Barcelona e da seleção brasileira, fez duras críticas nesta quinta-feira ao futebol contemporâneo mundial. Em entrevista a um talk show da TV espanhola Movistar+, o camisa 2 do Brasil afirmou ver a modalidade ‘prostituída’ pelo dinheiro e pelas notícias extracampo.

“Não jogo futebol por dinheiro, mas por amor. Quando eu deixar o futebol, tentarei não saber mais nada do futebol, que está cada vez mais prostituído e complicado”, afirmou o lateral. “Cada vez se fala menos de futebol. Para quem ama uma coisa, isso acaba desgastando. Acaba tirando a intenção e o interesse de seguir este mundo”, completou Alves.

A crítica não é a primeira que o brasileiro faz ao entorno do futebol. Em fevereiro, em entrevista ao site da Fifa, Alves já afirmara estar “cansado de tudo isso”, referindo-se à repercussão de suas ações e opiniões extracampo. Na ocasião, disse também que pretende se envolver com gastronomia, música ou moda quando encerrar sua carreira como jogador, descartando as chances de atuar como treinador.

Por conta do tom adotado, Daniel Alves se descreveu como um "louco bom" - segundo ele, por não se preocupar com o que as pessoas vão falar sobre ele.

“Louco bom é quem vive a vida sem fazer mal aos demais. Hoje em dia, as pessoas estão mais preocupadas em como vivem as outras pessoas do que consigo mesmas. Sempre digo: as pessoas que vivem suas vidas, que tentam desfrutar, ficar bem com suas vidas, somos chamadas de loucos”, afirmou. “Sou um louco do bem”, descreveu-se.

Por conta de suas críticas, Daniel Alves evitou comentar à TV espanhola detalhes do que acontece nos vestiários do Barcelona. “Se amanhã saímos contando as coisas que acontecem ali, seria um pouco antiético. Você não pode sair contando tudo isso, é nossa privacidade. Ninguém pode entrar no vestiário. O que acontece ali, fica ali. Às vezes, saem histórias de lá – algumas inventadas, outras não”, defendeu.