Topo

Manchester United condena torcedores que ironizaram tragédia do Liverpool

Torcida do United provocou torcida do Liverpool (foto) lembrando mortes em Hillborough - Carl Recine/Reuters
Torcida do United provocou torcida do Liverpool (foto) lembrando mortes em Hillborough Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/03/2016 14h43

O Manchester United condenou nesta sexta-feira um grupo de torcedores da própria equipe que cantou músicas ironizando o Liverpool, em jogo entre as duas equipes na véspera, por conta da tragédia no estádio de Hillsborough.

A tragédia aconteceu em abril de 1989, durante jogo entre Liverpool e Nottingham Forest pela Copa da Inglaterra. Na ocasião, por conta de um tumulto nas arquibancadas, 96 torcedores morreram no estádio de Hillsborough, em Sheffield, enquanto outros 766 ficaram feridos.

Nesta quinta-feira, Liverpool e Manchester United se enfrentaram em Anfield Road, em jogo pelas oitavas de final da Liga Europa. O Liverpool venceu por 2 a 0 e ficou perto da vaga nas quartas de final, mas a partida ficou marcada pelas provocações da torcida do United – uma parte dos visitantes cantaram música ironizando os mortos em Hillsborough.

“Sempre fo uma posição do Manchester United: cânticos dessa natureza, que se referem a tragédias históricas, não têm lugar no jogo e não refletem os valores que o clube defende”, comunicou o United em nota official. “Estamos em discussão com nossos grupos de fãs, para buscar o apoio deles na prevenção deste tipo de comportamento no futuro”, completa.

As autoridades de Liverpool disseram não ter recebido queixas de torcedores do clube da cidade a respeito das manifestações. Entretanto, em entrevista ao jornal Daily Mail, o superintendente da Polícia local, Jon Ward, disse estar “atento à cobertura da mídia” e prometeu tomar medidas diante da identificação dos torcedores do Manchester United.

As duas equipes voltam a se enfrentar na Liga Europa em 17 de março, em Old Trafford.