Topo

Pato é escanteado no Chelsea e só restam 9 jogos. Corinthians se preocupa

Relacionado para a partida contra o Norwich, Alexandre Pato aquece com uniforme do Chelsea - Reuters / Peter Cziborra Livepic
Relacionado para a partida contra o Norwich, Alexandre Pato aquece com uniforme do Chelsea Imagem: Reuters / Peter Cziborra Livepic

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

13/03/2016 06h00

Quando emprestou Pato ao Chelsea no final de janeiro, o Corinthians tinha um plano: com boas atuações, o atacante se valorizaria, chamaria atenção do mercado europeu e se transferiria, rendendo milhões de euros aos cofres alvinegros. Passado o tempo, isso não aconteceu - sem jogar um minuto sequer, Pato só tem mais nove jogos para mostrar serviço. O panorama em nada indica que passará a ser melhor aproveitado, e preocupa o clube brasileiro.

Antes de sua chegada ao time inglês, o atacante brasileiro viu o técnico Guus Hiddink dar entrevista dizendo que não o pediu como reforço. Ao desembarcar, foi colocado para treinar a parte física, Desde então, foi relacionado duas vezes, e não entrou em campo.

No sábado, Pato sequer foi relacionado para a partida diante do Everton - o Chelsea perdeu por 2 a 0 e foi eliminado da Copa da Inglaterra. Agora, faltam apenas nove jogos, todos pelo Campeonato Inglês - longe da vitrine da Liga dos Campeões e com pouquíssimo tempo.

Pessoas ligadas à diretoria corintiana relatam que a situação já preocupa. Ainda há esperança de conseguir vender o jogador, mas os cartolas alvinegros estão cientes de que o plano não está se desenrolando como esperado.

Se a situação se mantiver, a tendência é que Pato retorne ao Corinthians no meio do ano - a partir de junho, já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, com exceção do Chelsea (uma cláusula no empréstimo impede que o clube inglês faça isso).

Além de correr risco de perder o atacante de graça em dezembro, quando acaba seu contrato, o Corinthians ainda pode ter que arcar com seis meses dos salários de R$ 800 mil - o valor chegaria a quase R$ 5 milhões.

Para o alvinegro, a saída é uma sequência de fatos positivos: Pato recebendo uma oportunidade, e aproveitando de forma espetacular, conseguindo atrair interesse para si em um Chelsea que já não tem pretensões para a temporada. Só há mais nove chances.