Topo

Ibra conquista seu 13º título nacional em 15 temporadas. Já na Liga...

Do UOL, em São Paulo

14/03/2016 06h00

Contar com Ibrahimovic em seu elenco pode significar conquista de título nacional, pelo menos a disputa, ele garante. Neste domingo, o atacante sueco chegou à 13ª taça de um campeonato nacional nas últimas 15 temporadas disputadas.

Desde que deixou a Suécia e vestiu a camisa do Ajax, Ibrahimovic não sabe o que é ficar longe do título nacional. Nos únicos dois anos em que não conquistou o título, o sueco foi vice, uma vez pelo próprio time holandês e outra pelo Milan.

De lá para cá, Ibrahimovic vestiu a camisa de seis times diferentes, atuando em quatro ligas distintas. Em todas elas, ele levantou a taça.

Primeiro, Ibrahimovic ganhou dos Campeonatos Holandês, em 2001-2002 e 2003-2004. Depois, as taças vieram com a Juventus, em 2004-2005 e 2005-2006.

Foram mais três taças pela Inter de Milão, entre 2006 e 2009, um pelo Barcelona, em 2009-10, e uma pelo Milan, em 2010-2011. Isso até chegar no tetracampeonato conquistado pelo PSG neste fim de semana.

Se Ibrahimovic é sinônimo de título nacional, o sueco não tem mesmo sucesso quando o assunto é Liga dos Campeões. Ele nunca conquistou o torneio europeu e o máximo que chegou foi até as semifinais, em 2010, com o Barcelona. Curioso é que Ibra deixou a Inter de Milão naquela temporada dizendo que gostaria de ir para um time que lhe oferecesse melhores condições para conquistar o torneio europeu.

Em uma troca que envolveu Eto´o, Ibra foi para o Barça de Guardiola jogar ao lado de Messi. E parou nas semifinais justamente diante da Inter, que depois levaria o título. Agora, ele pode ter a chance novamente, já que o PSG despachou o Chelsea e se garantiu nas quartas da Liga.

Com contrato apenas até o fim desta temporada, Ibrahimovic deverá deixar o PSG. Depois do título, o sueco disse que poderia ficar em Paris caso a Torre Eiffel fosse trocada por uma estátua dele.