Topo

Emprestado a clube belga, brasileiro de 19 anos impressiona Jürgen Klopp

Allan, ex-Inter, está emprestado ao Sint-Truden, mas Klopp espera retorno ao Liverpool - Liverpool FC/Divulgação
Allan, ex-Inter, está emprestado ao Sint-Truden, mas Klopp espera retorno ao Liverpool Imagem: Liverpool FC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/03/2016 09h15

O volante Allan trocou o Internacional pelo Liverpool em 2015, aos 18 anos. Desde então, não atuou pelo clube inglês, sendo emprestado ao SJK (Finlândia) e ao Sint-Truiden (Bélgica).

Os empréstimos, porém, não significam que Allan esteja mal cotado no Liverpool. Ao site oficial do clube, o técnico Jürgen Klopp classificou o brasileiro como um “incrível talento”, e disse esperar contar com ele no elenco de sua equipe.

“Quando eu cheguei, um ou dois meses depois de Allan, eu disse: quem é este?”, disse Klopp, reproduzindo um diálogo mantido com um dirigente do clube. “‘Ele é um jogador nosso, foi campeão na Finlândia há um mês’. ‘Interessante. Por que ele não joga aqui?’ ‘Porque não é possível’. Então eu comecei a aprender sobre regras da FA (Associação de Futebol da Inglaterra) e coisas assim”, completou.

A declaração de Klopp se refere às restrições impostas pela entidade inglesa à atuação de estrangeiros no futebol do país – desde 2014, a Premier League tenta reduzir a contratação de estrangeiros, exigindo convocações para seleções principais dos respectivos países dos jogadores, por exemplo. Por enquanto, Allan não será aproveitado pelo Liverpool pela falta de permissão para trabalhar na Inglaterra; mesmo assim, o meio-campista segue em alta com o técnico da equipe.

“Eu o vi treinando e pensei: ‘meu Deus, o que precisamos fazer para manter este garoto aqui e trazê-lo para a equipe principal?’ Ele tem 19 anos, um talento incrível, é um bom jogador com uma boa atitude, todos o amam. Ele é um bom companheiro, e isso é muito, muito bom. Ele é um jogador esperto”, disse Klopp.

“Nós o mandamos para a Bélgica (ao Sint-Truiden) e ele foi bem, muito bem até agora. Não tenho dúvidas sobre isso. Foi uma boa transferência para os dois lados”, completou.

Em fevereiro, Allan foi convocado pelo técnico Rogério Micale para treinos com a seleção brasileira sub-20. Para Klopp, a notícia foi “ótima”.

“Foi merecido, porque ele é talentoso”, disse o alemão. “Esperamos encontrar uma solução no futuro, porque ele será uma parte importante de nosso elenco no futuro, com certeza. Agora, ele usa seu tempo para melhorar; o próximo passo será a seleção sub-20 do Brasil”, completou.