Topo

Ex-cartola santista depõe por 4h sobre venda de Neymar e sai pelos fundos

Odílio Rodrigues acelerou o passo e deixou o local pelo estacionamento - Samir Carvalho/UOL Esporte
Odílio Rodrigues acelerou o passo e deixou o local pelo estacionamento Imagem: Samir Carvalho/UOL Esporte

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/03/2016 18h34

O ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, prestou depoimento nesta quarta-feira, na 5ª Vara Federal de Santos, sobre a polêmica transferência do atacante Neymar para o Barcelona, da Espanha. Mandatário do clube paulista na época da transação, em maio de 2013, Odílio falou por mais de quatro horas.

O depoimento começou às 14h (de Brasília) e terminou por volta das 18h (de Brasília).

Na saída, o ex-presidente santista, cercado por quatro advogados, deixou o local pelos fundos para despistar a imprensa. O cartola acelerou o passo até o estacionamento. Os jornalistas foram até a rua que dava acesso ao estacionamento, mas Odílio saiu rapidamente em seu carro.

O ex-presidente santista praticamente não fala com os jornalistas desde que deixou o cargo na Vila Belmiro em dezembro de 2014.

Por vídeo conferência, o depoimento foi acompanhado por promotores e juízes espanhóis.

A nova audiência do caso Neymar foi um pedido da Justiça espanhola feita a Justiça Federal no Brasil, em São Paulo. 

O pai de Neymar, Neymar da Silva Santos, e sua mãe, Nadine Gonçalves Santos, e os representantes da atual diretoria do Santos, também teriam sido convocados, mas a audiência deles foi cancelada, pois eles já falaram a Justiça da Espanha.

A ação que tramita na Espanha nasceu de um requerimento do grupo DIS, que detinha 40% dos direitos econômicos de Neymar e se considerou lesado na negociação. O fundo de investimentos alega que deveria ter recebido a porcentagem em cima do total de 83,3 milhões de euros pagos pelo Barça através de vários contratos com empresas controladas pela família de Neymar, e não somente dos 17,1 milhões de euros recebidos pelo Santos.