Topo

Santos encaminha 2 reforços: artilheiro do Brasil em 2016 e mais um gringo

Dorival Júnior vê Rodrigão como um substituto para o artilheiro Ricardo Oliveira - Divulgação/SantosFC
Dorival Júnior vê Rodrigão como um substituto para o artilheiro Ricardo Oliveira Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/03/2016 06h00

O Santos já trabalha para reforçar o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro. O UOL Esporte apurou que dois jogadores estão praticamente contratados, faltando apenas pequenos detalhes para o anúncio oficial – casos do zagueiro argentino Fabián Noguera, do Banfield, da Argentina, e do atacante Rodrigão, do Campinense, da Paraíba.

O argentino realizou exames médicos em São Paulo, foi aprovado e já assinou pré-contrato com o Santos. Noguera deve chegar apenas para a disputa do Campeonato Brasileiro, pois aguarda o fim de seu vínculo com o clube argentino, que termina em maio. O contrato dele com o clube paulista terá duração de três anos.

Noguera será o quinto estrangeiro do elenco santista, que já conta com Maxi Rolón, Patito Rodríguez, Joel e Valencia. 

Já Rodrigão é o artilheiro do Brasil em 2016. O atleta de 22 anos marcou 14 gols em 13 jogos – foram oito pelo Campeonato Paraibano e seis pela Copa do Nordeste. Somente nos últimos três jogos, ele marcou sete gols no Paraibano.

A diretoria santista busca mais alternativas para substituir Ricardo Oliveira durante a temporada. Além de não descartar a saída do camisa 9 no meio do ano para o futebol chinês, o técnico Dorival Júnior pediu para a diretoria santista se prevenir em relação as convocações para a seleção brasileira. No momento, o treinador conta apenas com o camaronês Joel como substituto imediato de seu capitão e artilheiro.

A chegada de Rodrigão conta com o aval de Dorival, que já acompanhou o futebol do artilheiro do Brasil e aprovou a contratação. O atleta é esperado no clube na próxima semana para realizar exames médicos.

Já o argentino Noguera não foi indicação de Dorival, mas o treinador foi convencido de que o atleta é promissor, interessava ao River Plate, e que pode gerar frutos para o clube paulista. Com apenas 22 anos, o zagueiro já é ídolo da torcida do Banfield e, por isso, evitou um acerto com o rival River Plate.

Além de Noguera e Rodrigão, o Santos está de olho no atacante Thiago Galhardo, do Red Bull Brasil. O jogador de 26 anos se destacou na vitória por 2 a 0 da equipe de Campinas contra o próprio Santos, em 28 de fevereiro, e é considerado uma opção pelo fato de atuar tanto no meio de campo, como no ataque.

Galhardo, no entanto, só está emprestado ao Red Bull e tem contrato com o Coritiba até junho de 2018.

Nesta temporada, o Santos acertou com os atacantes Paulinho, Joel e Maxi Rolón, além do zagueiro Luiz Felipe. Dorival Júnior pede, principalmente, pela chegada de jogadores "curingas", termo utilizado no futebol para atletas que atuam em diversas posições em campo.