Topo

Perto dos 36 anos, Ronaldinho já escolheu o último clube de sua carreira

Ronaldinho Gaúcho celebra com a torcida do Atlético-MG a conquista da Libertadores - Marcus Desimoni/UOL
Ronaldinho Gaúcho celebra com a torcida do Atlético-MG a conquista da Libertadores Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

19/03/2016 11h39

Um dos maiores jogadores de seu tempo, Ronaldinho Gaúcho completará 36 anos nesta segunda-feira. Embora esteja sem clube desde o final de setembro de 2015, quando deixou o Fluminense após rápida passagem que durou apenas três meses, o meia ainda é um jogador profissional. A aposentadoria está cada vez mais perto, mas ainda não foi anunciada por Ronaldinho, que já sabe qual vai ser o último clube que vai defender.

É o Atlético-MG, como apurou o UOL Esporte. Foram somente dois anos na Cidade do Galo, entre junho de 2012 e julho de 2014. Tempo suficiente para Ronaldinho se tornar ídolo da torcida, conquistar títulos importantes e pegar um carinho diferente pelo clube e pelos torcedores. Algo ressaltado pelo próprio jogador, antes mesmo de conquistar a Copa Libertadores de 2013.

“Eu vivi muita coisa no último ano, foi punk, mas estava lá. Na hora que a minha mãe estava doente, quando levantaram a bandeira que desceu a cara da mãe, eles me abraçaram e eu falei: vou com eles agora até o final”, disse o craque em entrevista à Rede Globo.

E foi durante o reencontro com Atlético e atleticanos que Ronaldinho revelou sua decisão. Em 30 de agosto de 2015 o meia, então no Fluminense, tinha pela frente o clube mineiro, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo no Maracanã contou com uma boa presença de alvinegros, que já na entrada do gramada chamaram a atenção de Ronaldinho. Uma bandeira com o rosto do ídolo se destacava.

Já em baixa no Fluminense, Ronaldinho deixou o jogo aos 22 minutos. Vaiado pelos tricolores e aplaudido pelos atleticanos. Depois da partida, o craque foi para o vestiário do Atlético. Para conversar e abraçar os antigos companheiros. Ficou no local por cerca de 30 minutos e aproveitou para fazer um pedido aos diretores presentes: se aposentar no Atlético.

A resposta para Ronaldinho foi positiva. O Atlético quer fazer a festa para marcar o final de uma carreira tão vitoriosa. E o que era pedido virou promessa. O craque prometeu aos responsáveis pelo clube alvinegro que vai encerrar a carreira em Belo Horizonte. Mas a conversa no vestiário do Maracanã foi apenas superficial, nada além do pedido, da resposta positiva e da promessa. Falta acertar como vai ser feito, se com o meia disputando alguma competição ou apenas uma partida amistosa.

Algo que as duas partes só vão acertar no momento em que Ronaldinho decidir se aposentar. Outro acordo que precisa acontecer entre clube e atleta envolve dinheiro. Quando deixou o Atlético, em 2014, Ronaldinho tinha para receber algo em torno de R$ 10 milhões. Recentemente o irmão e empresário do astro esteve em Belo Horizonte para negociar o valor. Segundo Assis os números já giram na casa dos R$ 12 milhões.

Apesar do interesse das duas partes, um acerto para a temporada 2016 é algo que está descartado. Procurado pelo UOL Esporte, o diretor de planejamento do Atlético, Rodolfo Gropen, confirmou o pedido feito por Ronaldinho em 2015, mas descartou qualquer chance de o craque disputar o Brasileirão com a camisa atleticana.