CBF anuncia ampliação do visto de trabalho para jogadores estrangeiros

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    CBF anunciou a mudança na lei relacionada ao visto de trabalho nesta segunda (21)

    CBF anunciou a mudança na lei relacionada ao visto de trabalho nesta segunda (21)

A CBF divulgou nesta segunda-feira (21) uma importante mudança no vínculo de trabalho dos atletas estrangeiros que atuam no Brasil. Após diversos clubes solicitarem ao órgão que o visto de trabalho dos jogadores fosse ampliado, a CBF conseguiu articular a mudança junto ao Conselho Nacional de Imigração.

De acordo com comunicado oficial emitido pela CBF, a vigência do visto temporário de trabalho para jogadores estrangeiros aumentou de dois para cinco anos. A medida visa facilitar o trabalho dos clubes na hora de negociar contratos com atletas.

O assunto havia sido debatido durante um curso realizado na sede da CBF. O defensor da pauta foi o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Camargo, que articulou a mudança com gestores de clubes e federações de todo país. O dirigente também foi o responsável por apresentar a proposta para os deputados federais Evandro Rogério Roman, que também é vice-presidente da CBF, e Marcelo Belinati.

"A Lei Pelé já previa o contrato de cinco anos, mas os clubes estavam impedidos pelas normas de imigração. Com esse novo passo, é possível firmar contratos mais longos e ter mais segurança no planejamento do elenco. A resolução moderniza e equipara o nosso mercado de trabalho do futebol à situação dos outros grandes centros do mundo", declarou Camargo, em entrevista ao site da CBF.

Como a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Imigração já foi publicada no Diário Oficial da União, a medida entra em vigor imediatamente. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos