Topo

Fifa abre investigação sobre sede da Copa-2006 e inclui Beckenbauer

Beckenbauer será um dos investigados pela Fifa - Christof Koepsel/Getty Images
Beckenbauer será um dos investigados pela Fifa Imagem: Christof Koepsel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/03/2016 10h38

O câmara investigativa do Comitê de Ética da Fifa decidiu abrir, nesta terça-feira (22), procedimentos formais contra indivíduos envolvidos na seleção da Alemanha como sede da Copa do Mundo de 2006, inclusive o alemão Franz Beckenbauer, ex-vice presidente da Federação Alemã de futebol, presidente do Comitê Organizador Local do Mundial e membro do Comitê Executivo da Fifa.

Além do ex-astro do futebol alemão, os dirigentes Helmut Sandrock, Theo Zwanzinger,  Horst R. Schmidt, Stefan Hans, Wolfgang Niersbach, todos com passagem pela Federação Alemã e Comitê Organizador Local, serão investigados pela entidade. Cornel Borbély, presidente da câmara, vai tocar os procedimentos como chefe de investigação, examinando as evidências do caso e passando seus relatórios adiante dentro do Comitê de Ética.

De acordo com o Código de Ética da Fifa, todos os investigados terão inocência presumida e seus casos serão examinados da mesma maneira.

Beckenbauer, Zwanziger, Schmidt e Hans serão investigados por pagamentos e contratos indevidos para ganhar vantagem na seleção do país sede da Copa-2006, o que significaria violação dos artigos 13º (regras gerais de conduta), 15º (lealdade), 18º (dever de informação, cooperação e relatar) e 19º (conflito de interesses), assim como o artigo 20º (oferecer e aceitar presentes e outros benefícios) e o 21º (suborno e corrupção) do Código de Ética da Fifa.

Já os casos de Messrs, Niersbach e Sandrock, a câmara vai buscar uma possível falha ao relatar violações do Código de Ética, o que significaria o desrespeito dos artigos 13º, 15º, 18º e 19º.

De acordo com a Fifa, a lista de violações pode ser complementada conforme mais informações forem disponibilizadas.