Topo

Sinceridade e até indireta a Lula. Levir mostra língua afiada no Flu

 NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/03/2016 06h00

“As entrevistas ficaram muito chatas. Por vezes, não me conformo com algumas perguntas e falo algumas bobagens. Espero que me entendam. Sou sincero, uma qualidade maldita”. A afirmação do técnico Levir Culpi ao lado do presidente Peter Siemsen em sua apresentação no Fluminense foi uma sugestão do que viria pela frente.

Assim, toda vez que o técnico abre a boca para explicar o que passa pela sua curiosa mente, fica um clima de expectativa no ar. A sinceridade de Levir Culpi é algo raro no futebol atual, tão carente de personagens autênticos e que falam o que realmente pensam.

O UOL Esporte selecionou o melhor de Levir Culpi nessas três primeiras semanas do profissional nas Laranjeiras.

- Olha o remedinho!

Levir Culpi foi anunciado oficialmente como novo técnico durante a festa de lançamento do uniforme do Fluminense. Em vídeo gravado, ele já brincou com os torcedores e prometeu fortes emoções. "Tricolores, preparem suas caixinhas de remédio porque eu já preparei a minha. Teremos fortes emoções. Estou motivado"

- O que o motivou a escolher o Fluminense?

Logo após ser anunciado, Levir Culpi foi acompanhar a vitória do Fluminense sobre o América, pelo Campeonato Carioca. Em entrevista à TV Globo, o treinador apresentou o cartão de visitas ao responder o que o motivou para escolher o Fluminense. "Dinheiro. Que palavra forte né [risos]. Não só isso. Uma série de coisas, né? A marca do Fluminense já diz tudo também”, disse.

- Fred apressadinho e o problema

Lesionado e fora de alguns jogos, o retorno de Fred gerou expectativa. Levir, porém, conhece o atacante há muitos anos e sabe que o jogador gosta de apressar a volta. Quer jogar logo e pular algumas etapas de treinos. O treinador deixou clara a sua opinião. “O Fred já está trabalhando, mas a gente sabe que ele gosta de queimar etapas, não gosta de treinar e ir direto para o jogo... Agora vai ter um atrito com nosso preparador físico”.

- Indireta para Lula

Sobrou até para o ex-presidente Lula. Após ficar sem clube por alguns meses, o técnico Levir Culpi mandou uma indireta para o político, investigado pela Polícia Federal e que alega ter conquistado seus bens através de palestras. O treinador do Fluminense foi claro. "Depois que saí do Atlético-MG quase virei palestrante, pois isso é o que mais tem dado dinheiro no país. Demorei quase um mês para desacelerar e pensei nisso. Mas aí recebi a proposta do Fluminense e nem tive o que pensar. Aceitei e vamos para mais esse desafio"

- Jogadores e o emprego

As frases de efeito servem também para cobrar os jogadores. Após empate com o Botafogo, o treinador mandou recado para seus comandados e mesmo com apenas dois jogos no Flu, já disse que o cargo estaria em risco. “Falei com os jogadores e se houver consciência disso, de que podemos render mais e que devemos render mais, é possível que me mantenham empregado até o fim do ano”.

- Nome esquisito

Levir Culpi abriu um hilariante parágrafo durante uma entrevista. O assunto? O nome de Richarlyson, recém-contratado junto ao América-MG. “Engraçado. Trabalhei nos últimos anos em Minas e esse garoto se chamava Richardson e não Richarlyson. Veio para o Rio e mudou de nome? [Após ser informado que o jovem atacante negociado com o América-MG sempre se chamou Richarlyson, preferiu descontrair] Bom, Richardson, ou Richarlyson têm algo em comum: ambos são esquisitos para caramba [risos]”.

- Fla x Flu = dançar com a irmã?

Até a visão sobre o clássico contra o maior rival fica engraçado nas palavras de Levir Culpi. “Foi muito interessante. É uma oportunidade dos torcedores verem o time jogar. Quando eu morava no Japão e tinha o "Brazilian Day", eu ia. É uma aproximação interessante. Pelas dificuldades do nosso calendário e por incompetência nossa também, precisamos jogar aqui [Pacaembu, em São Paulo]. Pena que ficamos naquela coisa meio sem graça de dançar com a irmã, por causa do placar zero a zero. Mas no próximo Fla-Flu em São Paulo nós vamos vencer”.