Topo

Itália "martela" Espanha, mas De Gea brilha e garante empate em amistoso

Do UOL, em São Paulo

24/03/2016 18h38

A Itália merecia ter saído com uma vitória elástica sobre a Espanha nesta quinta-feira, mas o goleiro David de Gea foi o destaque de um amistoso de pouca qualidade que terminou empatado por 1 a 1 no estádio Friuli, em Udine. O time da casa criou muitas chances, mas parou na ótima atuação do arqueiro do Manchester United.

O jogo, que serviu de preparação dos dois times para a Eurocopa de 2016, foi decepcionante tecnicamente. A Espanha teve desfalques importantes como Busquets, Iniesta e Diego Costa, e mal conseguiu ameaçar o gol de Buffon. Já a Itália, com três zagueiros, foi organizada e perigosa nos contra-ataques, mas faltou um toque de qualidade.

Após De Gea impedir gols de Éder, Insigne e Florenzi com grandes defesas, coube a Insigne abrir o placar após mais um contragolpe veloz no segundo tempo. Pouco depois, porém, a Espanha empatou com Aduriz, que foi oportunista ao aproveitar rebote de Buffon após cobrança de falta.

A Itália volta a campo na próxima terça-feira, quando visita a Alemanha em Munique. Já a Espanha entra em campo dois dias antes, domingo, diante da Romênia, novamente fora de casa.

ONDE FOI PARAR O "TIKI-TAKA"?

Pellè e Piqué disputam - Alessandro Garofalo/Reuters - Alessandro Garofalo/Reuters
Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

Aquela seleção espanhola que se impunha sobre os adversários pela posse de bola e acuava os rivais no campo de defesa passou longe deste jogo. Sem Busquets e Iniesta, com problemas físicos, o meio-campo espanhol não conseguiu controlar a partida; Fàbregas, San José e Thiago tiveram atuações discretas. O resultado foi uma Espanha lenta nos passes, criando poucas chances de gol, perdendo bolas e sofrendo com os contra-ataques da Itália – que, se também não foi brilhante, ao menos foi mais rápida, organizada e perigosa.

QUATRO "BRASILEIROS" EM CAMPO

Thiago Alcântara escapa de Parolo em amistoso Itália x Espanha - Valerio Pennicino/Getty Images - Valerio Pennicino/Getty Images
Imagem: Valerio Pennicino/Getty Images

O jogo foi entre duas seleções europeias, mas não faltou a presença verde-amarela: três jogadores com nacionalidade brasileira foram titulares, e um entrou no fim. A Itália contou com o volante Thiago Motta, nascido em São Bernardo do Campo (SP), e o atacante Éder, natural de Lauro Müller (SC); além deles, o volante Jorginho, nascido em Imbituba (SC), também jogou. Já a Espanha teve no meio-campo Thiago Alcântara, que nasceu na Itália, mas é filho do tetracampeão Mazinho. Nenhum deles teve atuação de grande destaque.

DEL BOSQUE CAIU. GRAÇAS AO BANDEIRINHA

 

O técnico da Espanha foi "atropelado" pelo árbitro assistente na beira do gramado no primeiro tempo. O bandeirinha estava correndo de costas e trombou em Del Bosque, que se esparramou no chão. Felizmente, o treinador de 65 anos não se machucou e rapidamente aceitou as desculpas do auxiliar.

"VOVÔ" ESTREIA COMO TITULAR NA ESPANHA

Aduriz protege de Bonucci no amistoso entre Itália e Espanha - Paolo Giovannini/AP - Paolo Giovannini/AP
Imagem: Paolo Giovannini/AP

Autor do gol espanhol, o atacante Aritz Aduriz, do Athletic Bilbao, quebrou um recorde na seleção da Espanha: aos 35 anos, ele se tornou o jogador mais velho a estrear como titular pela equipe nacional. Aduriz já tinha atuado pela seleção em 2010, mas entrou no segundo tempo e jogou só 15 minutos em uma vitória sobre a Lituânia. Nesta temporada, com 17 gols pelo Campeonato Espanhol, a boa fase fez Del Bosque chamar o veterano novamente.

UNIFORME DA ESPANHA DIVIDE OPINIÕES

Florenzi e Morata disputam jogada em amistoso Itália x Espanha - Giuseppe Cacace/AFP - Giuseppe Cacace/AFP
Imagem: Giuseppe Cacace/AFP

A Espanha entrou em campo com seu novo uniforme reserva, que será utilizado na Eurocopa. A camisa branca com detalhes em amarelo e vermelho dividiu opiniões no Twitter: alguns gostaram do visual "retrô" e viram semelhança com uniformes dos anos 90, enquanto outros chamaram o modelo de "horrível".

SELEÇÕES VÃO SE REENCONTRAR

Além de preparação para a Euro, o amistoso também foi uma prévia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 – que, na Europa, começam em setembro. Espanha e Itália estão juntas no Grupo G e vão se enfrentar em 6 de outubro de 2016 e 2 de setembro de 2017. As duas são as favoritas da chave, que também conta com Albânia, Israel, Macedônia e Liechtenstein.