Topo

Jogador inglês é condenado a seis anos de prisão por abuso contra menina

Adam Johnson ficará seis anos na prisão - REUTERS/Andrew Yates
Adam Johnson ficará seis anos na prisão Imagem: REUTERS/Andrew Yates

Do UOL, em São Paulo

24/03/2016 10h31

O jogador inglês Adam Johnson foi condenado a seis anos de prisão nesta quinta-feira. Ele foi considerado culpado pelo crime de abuso sexual de menores, contra uma torcedora de 15 anos.

O ex-jogador do Manchester City e do Sunderland já havia sido condenado pela Corte de Bradford no começo do mês e aguardava a sua pena. Ele poderia pegar entre cinco e dez anos de prisão.

Durante seu julgamento, Johnson admitiu ter se encontrado com a torcedora de 15 anos e ter beijado a garota, mas negou qualquer tipo de ato sexual. Segundo a vítima, o jogador teria tocado seus órgãos genitais e até realizado sexo oral nela dentro de seu carro.

"A fama, o sucesso e sua condição de poder não lhe dão permissão para que ele quebre regras em busca de seus desejos", inspetor Aelfwynn Sampson, que participou do julgamento do atleta.

Segundo as autoridades, Johnson intimidou e ameaçou a jovem a não revelar o caso. A garota teria tido transtornos, afetando o sono e causando distúrbios alimentares.

Depois do escândalo, Johnson foi demitido do Sunderland que havia investido 10 milhões de libras em sua contratação. O atleta também foi “expulso” dos jogos de videogame. A Adidas cancelou o contrato que havia firmado com o jogador.

Em comunicado, o inspetor Aelfwynn Sampson apresentou as seguintes conclusões:

1 – Ele tinha claras intenções sexuais com a jovem e admitiu durante as apresentações de evidências.

2- Ele planejou o ato, entregando o número do celular, além de marcar encontros com ela, oferecendo mimos e presentes. Em um período eles trocaram centenas de mensagens.

3 – Ele fez a jovem se sentir interessada e admitiu o flerte com a intenção de manipular a estudante a atender seus desejos sexuais

4 – A garota se sentia segura, mas sabia que usaria uma figura pública para eventual promoção na mídia.