Topo

Com estrelas fora, Barça às moscas tem só Douglas e mais 5 pra treinar

Luis Enrique chamou atletas do time B para os treinos da semana - Alejandro García/EFE
Luis Enrique chamou atletas do time B para os treinos da semana Imagem: Alejandro García/EFE

Do UOL, em São Paulo

25/03/2016 06h00

Daqui a oito dias, o Barcelona, líder do Espanhol, enfrenta o Real Madrid no maior clássico do país. Três dias depois, recebe o Atlético de Madri na primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões. A semana é decisiva. E Luis Enrique não tem nem meio time para trabalhar. Quase todo o elenco viajou. As seleções nacionais deixaram o Barcelona às moscas.

Dos 24 jogadores considerados fixos do elenco principal do Barcelona, 18 viajaram no início da semana para defender seus países. Só seis ficaram: Iniesta, os brasileiros Douglas e Adriano, Aleix Vidal, Masip e Sandro, recuperando-se de lesão. É o preço por buscar alguns dos melhores jogadores do mundo em diferentes países.

A lista dos convocados tem Neymar e Daniel Alves (Brasil), Messi e Mascherano (Argentina), Suárez (Uruguai), Bravo (Chile), Ter Stegen (Alemanha), Mathieu (França), Vermaelen (Bélgica), Arda Turan (Turquia), Rakitic (Croácia), Rafinha e Munir (seleções olímpicas de Brasil e Espanha), além dos espanhóis Piqué, Sergi, Bartra, Jordi Alba e Busquets.

Além de não poder treinar o time titular e recorrer a atletas do time B, Luis Enrique se preocupa com o desgaste dos jogadores. No caso dos sul-americanos, por exemplo, eles estarão em campo em partidas importantes das eliminatórias para a Copa de 2018. Já os europeus irão disputar amistosos, o que pode ajudar o Barcelona.

Mas também existem os problemas entre os convocados. Rakitic e Busquets já voltaram a Barcelona, mas porque estão machucados. O croata lesionou a panturrilha e está em tratamento. Já Busquets, recuperando-se de problema na mão, foi alvo de um pedido especial de liberação do Barcelona junto à federação espanhola.

Luis Enrique está de olho nas decisões que se aproximam. E nos próximos dias ficará na torcida não só por boas atuações de seus comandados pelas seleções, mas provavelmente estará com os dedos cruzados esperando que todos voltem bem e logo para casa.