Topo

'Novo Jardel' tem mesmo agente de CR7 e pode virar colega de Vágner Love

Ronan, chamado "Novo Jardel" por Felipão no Grêmio, é cedido ao Rio Ave, de Portugal - Divulgação/Site oficial do Rio Ave
Ronan, chamado 'Novo Jardel' por Felipão no Grêmio, é cedido ao Rio Ave, de Portugal Imagem: Divulgação/Site oficial do Rio Ave

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/03/2016 06h00

O que Cristiano Ronaldo, Angel Di María, James Rodríguez, Diego Costa, Radamel Falcão Garcia, José Mourinho e o ex-jogador do Grêmio Ronan, de 21 anos, tem em comum além de todos trabalharem com futebol? O empresário. O renomado agente Jorge Mendes resolveu investir no centroavante que mede 1,96 e foi chamado de 'Novo Jardel' quando recebeu oportunidade de Felipão em Porto Alegre. Comprado pelo Monaco, emprestado ao Rio Ave, da primeira divisão portuguesa, ele pode ser colega de Vágner Love a partir de julho. 

Ronan atuou por pouco tempo em Porto Alegre. Emprestado pelo Fluminense em 2014, o jogador jamais tinha aparecido no time principal e seria dispensado ao fim do vínculo quando Felipão o viu em uma atividade. Chamou logo para o elenco de cima e iniciou um processo que tinha feito semelhante com Jardel. Transformar um jogador tecnicamente mediano mas com ótima estatura em goleador.
 
"É um jogador de uma característica difícil de ser encontrada. É alto, forte, tem um bom posicionamento e poder de conclusão. Além de ser rápido, para o tamanho dele", elogiou Felipão naquela oportunidade. 
 
Mas os elogios logo acabaram. Ele entrou no fim do duelo com o Criciúma, começou diante do Cruzeiro, ambos no Brasileirão, mas foi só. Errou, muito pela ansiedade. Não conseguiu mostrar o que sabia. 
 
Foi devolvido ao Fluminense ao fim do empréstimo. Por lá não teria oportunidades e não demorou para rescindir seu contrato. Foi, então, levado ao Sanjoanense, da terceira divisão de Portugal. E lá teve sequência. 
 
Na equipe menor virou titular e começou a empilhar gols. Foram sete em 19 jogos. Logo chamou atenção de Mendes pela pouca idade (tinha 20 anos), estatura e possibilidade de evolução. 
 
Na janela de transferências do início do ano, assinou com o agente e teve direitos comprados pelo Monaco. Foi, de cara, cedido ao Rio Ave por empréstimo e apresentado no fim de janeiro. Disputou apenas uma partida deste então. Ficou outras duas no banco de reservas.
 
"Desde que cheguei a Portugal, era um passo que esperava. Trabalhei para isso. Minha formação foi em grandes clubes no Brasil. Senti a falta de estar em grandes clubes, trabalhar com grandes pessoas, de ter dificuldades, problemas e correr atrás do que realmente sonho e pretendo para minha vida profissional. Estou dando mais um passo e será fundamental porque depois de ter ficado muito tempo sem jogar, encontrei no clube em que estava pessoas muito boas que me ajudaram muito, e percebi que vou encontrar isso aqui", disse em sua apresentação. 
 
Segundo site oficial do Rio Ave, são quatro temporadas de empréstimo. Divididos em períodos menores. O plano inicial é dar experiência ao jogador e levá-lo o quanto antes ao Monaco, da França. Dependendo do desempenho, a ida pode acontecer já no início da próxima temporada europeia, em julho. Assim, poderia ser colega de Vágner Love na equipe. 
 
"Eu sou um jogador difícil de se encontrar hoje no mercado porque não é normal um jogador com a estatura que eu tenho ter mobilidade e estatura. Sinto que preciso aprender muito e acho que terei chance de fazer isso. Tive uma boa formação, mas agora tenho que aprender o principal e algo que me dará o salto que preciso", explicou Ronan. 
 
As comparações a Jardel ficaram no Grêmio. Contratado de um clube carioca quando desconhecido (Jardel do Vasco, Ronan do Fluminense), abraçado por Felipão, transferido para Portugal (Jardel ao Porto, Ronan ao Sanjoanense), tudo ligava o futuro ao ex-atleta que se tornou um dos principais goleadores da Europa quando atuava por lá. Mas o peso da comparação desagrada o jogador, que foge de rótulos. 
 
Com 39 pontos em 27 jogos, o Rio Ave ocupa a sexta colocação na classificação do Português. Ronan tem o centroavante Hélder Postiga, ex-seleção de Portugal, como colega mais conhecido. Renan Bressan, brasileiro naturalizado bielorrusso também está no elenco.