Topo

Número de mortos em atentado do EI contra estádio no Iraque sobe para 30

Ataque foi feito em estádio - Reprodução/Twitter/@SoccerIraq
Ataque foi feito em estádio Imagem: Reprodução/Twitter/@SoccerIraq

Das agências internacionais

No Iraque

26/03/2016 07h46

O número de mortos no atentado contra um estádio de futebol ao sul de Bagdá, reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), subiu para 30, segundo os últimos dados divulgados neste sábado por fontes médicas à Agência Efe.

Entre as vítimas fatais está o prefeito da cidade de Alexandria, onde fica o estádio alvo do atentado, Ahmed al Jafayi. Já entre os 95 feridos há comandantes da milícia xiita Multidão Popular e oficiais dos serviços de segurança do Iraque.

O terrorista se infiltrou entre os torcedores e detonou o colete de explosivos que carregava no interior das arquibancadas durante uma partida entre equipes locais.

A agência "Amaq", vinculada ao EI, anunciou que o grupo tinha realizado "uma operação de martírio com um colete de explosivos contra uma concentração de milicianos em Alexandria".

Com o termo "milicianos" a "Amaq" se refere a combatentes xiitas que lutam contra o EI, como os citados membros da Multidão Popular.

Segundo o comunicado da agência do grupo terrorista, a explosão deixou pelo menos 65 mortos e dezenas de feridos.

Alexandria é uma cidade da província de Babel, onde no último dia 6 de março ocorreu outro ataque suicida, cuja autoria também foi assumida pelo EI.

Pelo menos 50 pessoas morreram e 70 ficaram feridas nesse atentado contra um posto de controle policial na cidade de Hilla, o mais sangrento dos últimos anos na província de Babel.

O novo atentado acontece depois que o exército iraquiano ter iniciado a Operação Fatah para libertar a província de Ninawa, cuja capital Mossul é o principal bastião do EI no Iraque.