Topo

Presidente da Fifa se diz chocado com atendado que matou 30 no Iraque

Do UOL, em São Paulo

26/03/2016 10h31

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, lamentou o ataque terrorista que vitimou 30 torcedores durante partida de futebol em Bagdá, no Iraque, na sexta-feira. O atendado teve a autoria do Estado Islâmico (EI).

“Estou chocado e extremamente triste após a terrível tragédia que ocorreu em Iskandariyah, no Iraque. O futebol une as pessoas em todo o mundo. É um dia muito triste. Pessoas indo a um jogo e acabam sendo vítimas de tal violência. Em nome da Fifa, eu gostaria de prestar nossas profundas condolências às famílias das vítimas”, disse o dirigente.

Entre as vítimas fatais está o prefeito da cidade de Alexandria, onde fica o estádio alvo do atentado, Ahmed al Jafayi. Já entre os 95 feridos há comandantes da milícia xiita Multidão Popular e oficiais dos serviços de segurança do Iraque.

O terrorista se infiltrou entre os torcedores e detonou o colete de explosivos que carregava no interior das arquibancadas durante uma partida entre equipes locais.

A agência "Amaq", vinculada ao EI, anunciou que o grupo tinha realizado "uma operação de martírio com um colete de explosivos contra uma concentração de milicianos em Alexandria".

Com o termo "milicianos" a "Amaq" se refere a combatentes xiitas que lutam contra o EI, como os citados membros da Multidão Popular.

Segundo o comunicado da agência do grupo terrorista, a explosão deixou pelo menos 65 mortos e dezenas de feridos.

Alexandria é uma cidade da província de Babel, onde no último dia 6 de março ocorreu outro ataque suicida, cuja autoria também foi assumida pelo EI.

Pelo menos 50 pessoas morreram e 70 ficaram feridas nesse atentado contra um posto de controle policial na cidade de Hilla, o mais sangrento dos últimos anos na província de Babel.

O novo atentado acontece depois que o exército iraquiano ter iniciado a Operação Fatah para libertar a província de Ninawa, cuja capital Mossul é o principal bastião do EI no Iraque.