Topo

Luiz Gustavo admite Brasil pressionado e dificuldade com espírito guerreiro

Luiz Gustavo admitiu que a seleção vai para o Paraguai pressionada - Lucas Figueiredo / MoWA Press
Luiz Gustavo admitiu que a seleção vai para o Paraguai pressionada Imagem: Lucas Figueiredo / MoWA Press

Danilo Lavieri

Do UOL, em Viamão (RS)

27/03/2016 13h47

Luiz Gustavo admitiu que o Brasil vai a Assunção pressionado por uma vitória contra o Paraguai, na próxima terça-feira (29), na 6ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. 

Depois de empatar por 2 a 2 com o Uruguai, em Recife, a equipe pode terminar em sétimo na classificação em caso de resultado negativo, dependendo da combinação de resultados. 

Além disso, o volante ainda afirmou que a situação fica ainda mais complicada por causa da distância para o próximo jogo das Eliminatórias, marcado apenas para setembro.

"É um espaço grande até o próximo jogo e, sem dúvida, não seria fácil (ficar em 7º colocado) pelo fato de nós colocarmos ainda mais dificuldades para a nossa situação. A gente sabe que vivemos de resultados. Se fizermos um grande jogo e então isso nos dá tranquilidade para o próximo jogo. Só com a vitória as coisas ficariam simples para o trabalho", disse o atleta.

Luiz também concordou com Dunga que a seleção tem enfrentado dificuldades no espírito guerreiro que o estilo da Eliminatórias impõe aos atletas. Após o empate, o treinador cobrou um time mais viril para poder voltar a vencer.

No grupo, poucos atletas disputaram Eliminatórias, especialmente pelo fato de o Brasil não ter passado pelo "vestibular" para o Mundial em 2014 por já ter a vaga como país sede. Alguns exemplos são Daniel Alves, Ricardo Oliveira, Miranda e Filipe Luís. 

"Eu falei depois da partida que essa situação eu acho que temos de aprender o mais rápido possível, saber como funciona as Eliminatórias, muitos lances que são falta em campeonatos europeus não são nada nas Eliminatórias. Isso causa certa frustração e só passando por cima disso que a gente vai facilitar. Quanto antes tiver preparado para isso vai ser melhor", afirmou.