Topo

Tinga vira professor e lança curso online para formar jogadores

Ex-volante de Grêmio, Inter e Cruzeiro parou de jogar em abril do ano passado - Divulgação
Ex-volante de Grêmio, Inter e Cruzeiro parou de jogar em abril do ano passado Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2016 13h54

Aposentado há quase um ano, Paulo César Tinga deu o primeiro passo para seguir no futebol sem as chuteiras. O ex-volante será professor em um curso online voltado para jovens que querem ser jogadores de futebol. A ferramenta foi lançada em Porto Alegre e também será divulgada em Belo Horizonte. Com objetivo de orientar uma fatia carente do mercado.

“Eu não vou ensinar o moleque a cabecear, a chutar. Não é algo técnico, do campo. Eu vou dar conselhos sobre como ele pode melhorar o trabalho dele, o desenvolvimento dele”, relata.

De acordo com Tinga, a ideia é dar dicas e ensinamentos sobre alimentação, treinamento e postura diante do mercado da bola para jovens entre oito e 15 anos.

Baseado nas experiências do antigo volante, o curso conta com 19 vídeos que totalizam cinco horas. O conteúdo pode ser acessado pelo site bytinga.com.br e o valor de investimento é de R$ 397.

“Depois que eu parei de jogar vi que tinha muitos cursos para dirigente, para formar gestores. Tem muito curso para treinador, qualificando eles. Mas não tinha nada para a mão de obra, para o jogador. Para ajudar na formação do jovem jogador. E aí eu montei esse método”, explica Tinga, 38 anos.

O lançamento do curso ocorre semanas depois do Internacional ter procurado Tinga. O clube gaúcho propôs ao ex-volante o cargo de gerente executivo e ouviu um não.