Topo

FPF proíbe acesso da Mancha aos estádios após invasão ao CT do Palmeiras

academia de Futebol recebeu reforço policial na última segunda-feira - Diego Salgado/UOL
academia de Futebol recebeu reforço policial na última segunda-feira Imagem: Diego Salgado/UOL

Do UOL, em São Paulo

30/03/2016 20h56

A Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu na noite desta quarta-feira proibir o acesso aos estádios da principal torcida organizada do Palmeiras. A determinação ocorre quatro dias depois de integrantes da Mancha Verde invadirem ao Centro de Treinamento do clube.

De acordo com a resolução, que foi publicada no site da FPF, a torcida não poderá estar identificada nos estádios do Estado. A entidade decide "proibir a entrada nos estádios de futebol, de objetos (faixas, bandeiras, instrumentos musicais) que identifiquem a torcida organizada".
O documento explica que a decisão está ligada à invasão ao CT e considerou as informações do boletim de ocorrência feito no mesmo dia do fato. Segundo ele, até o presidente da Mancha estava presente.
"Considerando os fatos descritos em boletim de ocorrência, datado do dia 28/03/2016, trazidos a esta Federação, no qual deixam claro que integrantes da torcida, inclusive seu presidente atual, invadiram o CT da Sociedade Esportiva Palmeiras, causando pânico, danos e constrangimento aos atletas, comissão técnica e funcionários, além de estragos ao clube."
A torcida organizada não poderá, dessa forma, comparecer ao Pacaembu nesta quinta-feira, durante o jogo do Palmeiras contra o Rio Claro. "A Federação Paulista de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado e ao Ministério Público do Estado de São Paulo, para fins de fiscalização no cumprimento desta Resolução", diz o documento.
A Mancha se pronunciou no fim da noite, em nota divulgada no Facebook. De acordo com a torcida, nenhum integrante do grupo foi ouvido pelas autoridades. Os torcedores alegam que não houve invasão. Além disso, eles informam que não vão aos próximos jogos.
"Deixamos claro para todos os associados que a Mancha Alvi Verde não se fará presente nas arquibancadas nos próximos jogos. No momento que o Palmeiras mais precisa de nós, não estaremos presentes para apoiar o time. Pedimos para que nossos associados que forem até o Pacaembu amanhã, se mantenham calados durante os 90 minutos", disse a torcida organizada.