Barcelona quer honrar amistoso contra Santos entre dezembro e janeiro

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

  • ALBERT GEA/Reuters

    Amistoso tem relação com a transferência de Neymar

    Amistoso tem relação com a transferência de Neymar

O Barcelona pretende fazer valer o contrato da venda de Neymar que indica amistoso contra o Santos no Brasil. O clube catalão já separou datas para realizar o jogo entre dezembro e janeiro de 2017.

O UOL Esporte apurou com dirigentes do clube catalão que a não realização da partida e, assim pagamento de uma multa de 4,5 milhões de euros, está fora de cogitação. E que o período selecionado já foi indicado ao Santos e comissão técnica da equipe.

No contrato da venda de Neymar ficaram acertados dois amistosos entre os clubes. O primeiro já foi realizado em 2013 no Camp Nou - Barça venceu por 8 a 0. O segundo depende de aprovação dos dois clubes pela data.

O contrato estabelece que o amistoso precisa ocorrer entre os dias 1º de julho e ,º1 de setembro. No entanto, o Barcelona ofereceu uma outra data fora por julgar inviável a realização no período.

O que dificulta um acerto com o Santos no momento é o quase nulo relacionamento entre os clubes. O time brasileiro já acionou Neymar na Fifa por conta da transação ocorrida em 2013 - clube alega que a transação foi feita com valor mascarado.

A falta de acordo de momento se deve ao fato de o Barcelona pedir ao Santos que espere até agosto para programar o jogo. Esse é o mês que o clube catalão fica conhecedor do calendário da próxima temporada. No entanto, a ideia prioritária é a realização no recesso do futebol europeu entre o Natal e o começo de janeiro.

O amistoso entre Barcelona e Santos no Brasil tem a validade do contrato de Neymar, até junho de 2018. A possível renovação aumentará o prazo.

O clube catalão vende cada amistoso por uma média de 3 milhões de euros. A diretoria quer evitar um prejuízo de 4,5 milhões de euros e ainda melhorar e aumentar a imagem do clube no Brasil.

O Santos Futebol Clube tem a intenção de realizar esta partida no dia 26 de janeiro de 2017, aniversário da cidade de Santos. A ideia é que o jogo seja disputado na Vila Belmiro. O clube aguarda a resposta do Barcelona. Já o time espanhol reconhece oficialmente a intenção de ir ao Brasil o mais rápido possível.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos