Topo

Lionel Messi é citado em investigação mundial sobre offshores

PAU BARRENA/AFP
Imagem: PAU BARRENA/AFP

Da ANSA

Em Londres

03/04/2016 17h30

O WikiLeaks e o Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ) relevaram neste domingo (3) milhares de documentos sobre o funcionamento de empresas em paraísos fiscais e quantias enormes de dinheiro pertencentes a políticos, empresários, jogadores de futebol e famosos. Messi é citado. 

O caso já ganhou a imprensa mundial e foi batizado de "Panama Papers". De acordo com a investigação, o presidente russo, Vladimir Putin, familiares do líder chinês Xi Jining, o ucraniano Petro Poroshenko, a família real saudita e autoridades da Islândia e do Paquistão estariam entre os beneficiados por offshores criadas por 214 mil empresas. O nome do jogador argentino Lionel Messi e do ator Jackie Chan também aparecem no caso. Entre os italianos, destaca-se o empresário Luca di Montezemolo.  

De acordo com o jornal espanhol Sport, Messi vai se pronunciar sobre o caso nesta segunda (4) pela manhã. O jogador, segundo a publicação, apresentará denúncia contra o Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ) e o jornal alemão Süddeutsche Zeitung. 

Já no Brasil, os documentos relevam 107 novas offshores ligadas a pessoas citadas na Operação Lava Jato. O UOL participou do trabalho jornalístico. 

O caso foi investigado por um ano por cerca de 400 jornalistas em 80 países. Os mais de 11,5 milhões de documentos provêm do sistema da Mossack Fonseca, a quarta maior sociedade offshore do mundo, com sede no Panamá. Os arquivos foram entregues por uma fonte ao jornal alemão "Süddeutsche Zeitung" e são considerados a maior fuga de informação dos últimos tempos. A ICIJ, em parceria com veículos de mídia do mundo todo, promete lançar as informações gradualmente nos próximos dias. (ANSA)