Topo

Principal reforço do ano, Pikachu deixa limbo e ressurge no Vasco

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/04/2016 06h00

Yago Pikachu chegou ao Vasco com o status de principal contratação do clube na atual temporada. O jogador, no entanto, ainda não conquistou a confiança do técnico Jorginho e jamais foi titular. Mais que isso, acumula apenas 275 minutos em campo desde nos sete jogos em que atuou em 2016. Isso até este domingo, quando entrou ainda no primeiro tempo para virar o melhor jogador em campo no empate com o Volta Redonda.

Jorginho admitiu que a escalação inicial, com Bruno Gallo e Caio Monteiro nas vagas de Julio dos Santos e Jorge Henrique não teve o resultado esperado. E o treinador resolveu a situação com a entrada de Pikachu na posição do volante. Com isso, Andrezinho atuou mais recuado para que o lateral-meio-campista entrasse na direita.

Por ali, Pikachu teve sua primeira grande atuação no Vasco. Ainda no primeiro tempo, deu belíssimo passe para Madson cruzar para Nenê abrir o placar. No segundo tempo, sofreu o pênalti que poderia decretar mais uma vitória do Cruzmaltino, mas o camisa 10 desperdiçou a cobrança e viu o Vola Redonda empatar em seguida.

“Entrou bem. Foi decisivo no primeiro gol após passe em profundidade. Criamos as melhores oportunidades com ele. É um jogador muito voluntarioso e que se mexe o tempo todo. Deu mais mobilidade a equipe. Ganhamos amplitude e profundidade com ele”, elogiou o técnico Jorginho.

Pikachu pode jogar de lateral direito ou mais adiantado, pela extremidade direita do meio de campo. Com o bom momento vivido por Madson, dificilmente ele atuará na defesa. No meio, tem a concorrência de Andrezinho, que tem ocupado a posição onde o jogador também pode atuar. Sem espaço, a tendência é que ele siga como reserva.

O Vasco volta a campo no próximo sábado, quando tentará a reabilitação diante do Madureira novamente em São Januário. Para levar a definição do campeão da Taça Guanabara para última rodada, no clássico com o Fluminense, o Cruzmaltino precisa vencer os dois duelos restantes.