Topo

Federação mineira interdita estádio após juiz ser ameaçado de morte

Jogo entre Tupi e Tricordiano acabou em confusão - Divulgação
Jogo entre Tupi e Tricordiano acabou em confusão Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 15h15

O Tricordiano terá trocar de estádio para disputar competições. A Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou a interdição do estádio Elias Arbex, em Três Corações, devido à ameaça de morte feita por Gustavo Vinagre, presidente do clube, ao árbitro Gabriel Murta Barbosa Maciel.

Em nota oficial, a Federação Mineira confirmou a interdição do estádio para competições de todas as categorias. Entre os motivos citados estão a “tentativa de agressão e incitação à violência”.

A confusão foi toda relatada pelo árbitro na súmula do jogo, em que o Tricordiano perdeu por 1 a 0 para o Tupi. Entre as ameaças, Vinagre teria falado que ia encher o carro do árbitro de bala.

Veja a nota oficial:

Senhor Presidente,

A Diretoria de Competições (DCO) da Federação Mineira de Futebol (FMF), no uso de suas atribuições, tomou conhecimento do teor da súmula do jogo Clube Atlético Tricordiano x Tupi Foot Ball Club, realizado no Estádio Elias Arbex, em Três Corações, no dia 03.04.16, válido pela 10ª rodada do Campeonato APOIO Mineiro 2016. Dentre os pontos descritos no extenso documento oficial da partida, destacam-se: (a) o arremesso de objetos no campo e em representantes da FMF; (b) cusparadas em representantes da equipe visitante; (c) invasões de campo; (d) danificação e arrombamento da porta do vestiário dos árbitros que, segundo relatado, não oferece plenas condições de segurança; (e) gramado em condições inadequadas; (f) invasão da sala de arrecadação por parte de torcedores do clube mandante, o que evidencia sua fragilidade; além de inúmeras (g) ameaças, tentativas de agressão e incitação à violência.

Dessa forma, tendo sido relatadas condições ruins do gramado e, sobretudo, tendo havido, de forma inequívoca, episódios descritos na súmula de violência, distúrbios e falhas graves na estrutura do estádio.

DETERMINA-SE:

Primeiro. Fica inabilitado o Estádio Elias Arbex, em Três Corações, para partidas do Campeonato APOIO Mineiro 2016;

Segundo. Por força da inabilitação envolvendo questões, inclusive, estruturais, fica estendida a presente decisão para os jogos do Clube Atlético Tricordiano designados para os campeonatos de base que o clube disputa e disputará, a saber: Campeonato Mineiro 2016 – Sub20 e Campeonato Mineiro 2016 – Sub15 e Sub-17 – 2ª divisão;

Terceiro. Fica designado, a princípio, como substituto nos referidos campeonatos, o Estádio Joaquim Henrique Nogueira, “Arena do Jacaré”, em Sete Lagoas, local já indicado pelo clube como alternativo no Campeonato APOIO Mineiro 2016, sem prejuízo que o clube, com a antecedência regulamentar mínima de 10 (dez) dias da data das partidas, indique outra praça de esportes, cuja aptidão será analisada pela DCO.

Quarto. A inabilitação do Estádio Elias Arbex persistirá até ulterior decisão da DCO.