Topo

Governo de SP justifica torcida única e diz que clubes apoiam organizadas

Secretaria de Segurança comunicou que clubes não adotaram medidas preventivas - Reprodução / Twitter da Gaviões da Fiel
Secretaria de Segurança comunicou que clubes não adotaram medidas preventivas Imagem: Reprodução / Twitter da Gaviões da Fiel

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 12h15

Em nota oficial enviada ao UOL Esporte, a Secretaria de Segurança Pública do Governo de São Paulo apresentou justificativas pela decisão de adotar clássicos com torcida única na capital. A medida será aplicada até dezembro de 2016.

No comunicado, o governo afirma que fez solicitações para que a Federação Paulista e os clubes adotassem biometria nos estádios para identificação de torcedores violentos, o que não foi posto em prática. Além disso, acusa os clubes de incentivarem organizadas com ingressos.

A nota é resposta a uma série de solicitações enviadas pela reportagem sobre informações de vítimas de violência, torcedores presos e o senhor que acabou morto em São Miguel Paulista no domingo - ele ainda não foi identificado. Nenhuma das perguntas foi respondida pela Secretaria.

Ao todo, 55 torcedores foram presos no domingo por ocasião de brigas em Palmeiras 1 x 0 Corinthians. Todos já estavam liberados na segunda-feira após assinatura de termo circunstanciado.

Confira a nota oficial na íntegra:

A SSP informa que as polícias Civil e Militar atenderam quatro ocorrências de confronto entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras neste domingo (3), com 60 detidos. Os casos aconteceram em São Miguel Paulista, Guarulhos, na estação Brás do Metrô e no Pacaembu.

O caso da Praça do Forró, em São Miguel Paulista, registrado como homicídio, promoção de tumulto e apreensão de objeto, foi encaminhado para investigação no DHPP.

A SSP já havia solicitado à Federação Paulista de Futebol e aos clubes que instalassem nos estádios sistema de biometria visando identificar e controlar o acesso de torcedores que já se envolveram em brigas. Além disso, também já havia sido requisitado aos clubes para que não concedam ingressos às torcidas organizadas, pois estas mantêm entre seus integrantes, pessoas que têm como único objetivo confrontar torcedores rivais.