Topo

Corinthians estuda mudar contrato de revelação pela terceira vez no ano

Maycon está com moral elevado no Corinthians  - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Maycon está com moral elevado no Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 17h11

Entre as surpresas positivas de 2016, o jovem meio-campista Maycon encanta Tite e o Corinthians no início de ano. Entre as preocupações em relação a ele está a questão contratual.

Nos últimos dias, a direção corintiana manifestou a intenção de alterar o vínculo de Maycon, 18 anos, pela terceira vez nesta temporada. A discussão deve ser feita em torno da duração do contrato que atualmente tem final previsto para fevereiro de 2019. O Corinthians quer ampliar esse prazo para 2021.

Logo depois da Copa São Paulo, para que Maycon fosse incorporado ao elenco profissional, o Corinthians assinou contrato no fim de janeiro. O vínculo anterior se encerraria durante a atual temporada, mas o volante ganhou reajuste salarial e assinou até 2019.

Já recentemente, depois de ganhar elogios públicos de Tite e ter oportunidades de atuar em jogos importantes, Maycon reformulou o contrato. Além de receber um aumento salarial considerável, elevou a multa contratual para clubes do exterior a cerca de R$ 100 milhões.

Um dos fatos comemorados pela direção do Corinthians está manter, ao longo de todo esse percurso, a mesma participação de direitos econômicos. Maycon é 80% do clube - e 20% são divididos entre quatro empresários, entre eles o ex-conselheiro vitalício do clube Fernando Garcia, que tem 5%.

Dentro desse estafe, os empresários com maior ascendência sobre Maycon defendem que ele tenha uma trajetória diferente de outras promessas recentes do clube. Desde Dentinho, maior artilheiro corintiano no século, nenhum jogador formado no clube teve uma passagem sólida no profissional e, em casos como Marquinhos, Matheus Cassini, Malcom e Matheus Pereira, foram precocemente negociados.

Entre os profissionais, Maycon esteve em 12 das 17 partidas oficiais do Corinthians desde que ele estreou no dia 11 de fevereiro. O jogador fez seu primeiro gol no time adulto contra o Botafogo-SP.