Topo

James criticava Benítez. Mas jogava mais com ele do que com Zidane no Real

James Rodríguez (esq.) não consegue se firmar como titular do time de Zidane - Paul White/AP
James Rodríguez (esq.) não consegue se firmar como titular do time de Zidane Imagem: Paul White/AP

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 07h46

James Rodríguez segue fazendo temporada apagada no Real Madrid. Contra o Wolfsburg, na derrota por 2 a 0 pela Liga dos Campeões, ele jogou apenas dez minutos. E apesar das rusgas que o colombiano tinha com o ex-técnico Rafa Benítez, ele passou a jogar ainda menos com a chegada de Zinedine Zidane.

Desde que Zidane substituiu Benítez no comando do Real em janeiro, James participou de 52% dos minutos em que esteve disponível - nos últimos três jogos somados, foram só 20 minutos em campo. Com o treinador anterior, esse número chegava a 57%.

A relação entre James e Benítez nunca foi boa. O técnico chegou a reclamar publicamente da forma física do camisa 10, que o alfinetou após uma boa partida pela Colômbia em novembro: "Isso é para os que dizem que não estou bem". Quando Zidane assumiu, James afirmou que "todos estavam felizes com a mudança" e que o francês "passava mais confiança" aos jogadores.

Três meses depois, porém, o colombiano ainda não se firmou sob Zidane. A ascensão de Casemiro tirou seu lugar no time, com Kroos e Modric completando o meio-campo e o trio Bale-Benzema-Cristiano Ronaldo na frente. Contra o Wolfsburg, ele foi só a terceira opção para entrar, atrás de Jesé e Isco.

A reserva de James alimenta as especulações na imprensa europeia de que ele pode deixar o Real Madrid ao final da temporada. O clube espanhol pagou 80 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões em valores atuais) para tirá-lo do Monaco em 2014, após o meia ter sido artilheiro da Copa do Mundo.