Topo

Filipe Luís escapa de punição por declarações polêmicas contra o Barcelona

"Percebe-se que há um temor ao ver [o Barcelona] eliminado", critica lateral - ALBERT GEA/REUTERS
'Percebe-se que há um temor ao ver [o Barcelona] eliminado', critica lateral Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

09/04/2016 09h11

O lateral esquerdo Filipe Luís está confirmado no time do Atlético de Madri que enfrenta o Barcelona na quarta-feira, em Madri, pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

No jogo de ida, vencido pelo Barça por 2 a 1, o time do brasileiro deixou o campo reclamando da arbitragem – no momento mais criticado, o alemão Felix Brych expulsou o atacante Fernando Torres, e, segundo o lateral esquerdo, não mostrou o mesmo rigor em lances protagonizados por atletas do clube catalão.

“Percebe-se que [o Barcelona] tem muita força. Nos penalizam com o rigor máximo. E isso dói muito. Percebe-se que há um temor ao ver [o Barcelona] eliminado. Isso dói para Uefa”, afirmou, reclamando ainda ter sofrido um tapa de Luis Suárez na partida.

“O que eles têm que fazer para serem expulsos? É uma agressão, um cartão vermelho. Eu fui crucificado com razão, mas isso também é passível de punição. Não sei o que temos que fazer para que seus jogadores sejam expulsos como os nossos. Estamos vivos e queremos estar nas semifinais, embora seja difícil lutar contra a corrente”, acrescentou.

As críticas à Uefa, entretanto, não valeram punição a Filipe Luís. Segundo o jornal esportivo espanhol Marca, a entidade máxima do futebol europeu “entende que as críticas do lateral brasileiro depois da partida no Camp Nou não constituem um motivo de sanção”.

“Ainda que os suíços (da Uefa) estejam em total desacordo com as palavras expressadas por Filipe, nas quais fazia referência a uma suposta proteção ao Barcelona, entende-se que fazem parte da liberdade de expressão do jogador”, completa o jornal.