Topo

China apresenta plano para se tornar superpotência do futebol até 2050

Clubes chineses tem investido pesado no futebol - Jiangsu Suning/Divulgação
Clubes chineses tem investido pesado no futebol Imagem: Jiangsu Suning/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/04/2016 17h22

A Associação Chinesa de Futebol divulgou um plano ousado para qualificar os atletas do país até 2050. No texto publicado no site da entidade, metas agressivas são colocadas para até 2020.

De acordo com o projeto apresentado, o país espera ter 50 milhões de crianças e adultos que pratiquem futebol até o final desta década. Somado a isso, há o objetivo de ter 20 mil centros de treinamento e 70 mil campos no mesmo período.

Para os dez anos seguintes, a associação projeta a existência de um campo para cada 10 mil chineses e a soberania da seleção chinesa masculina na Ásia – a feminina é para estar entre as melhores do mundo.

A longo prazo, a meta da China é formar uma seleção de primeira classe, “que contribua ao mundo do futebol”. Entusiasta do esporte, o presidente Xi Jinping afirmou recentemente que quer que o país seja campeão da Copa do Mundo nos próximos 15 anos.

Entre os homens, a China só se classificou a uma Copa do Mundo: 2002. Na ocasião, o país perdeu todos os jogos e não marcou nenhum gol, encerrando a participação no torneio com o saldo negativo de nove gols.

Nos últimos anos, a Super Liga Chinesa tem investido pesado na contratação de estrelas para seus times, contratando jogadores valorizados na Europa, como o brasileiro Alex Teixeira, mesmo com a concorrência de grandes clubes do continente.