Topo

Dunga define data de convocação para a Copa América: 5 de maio

Barcelona aceita liberar Neymar para apenas um torneio: Copa América ou Olimpíada - Leo Correa/Mowa Press
Barcelona aceita liberar Neymar para apenas um torneio: Copa América ou Olimpíada Imagem: Leo Correa/Mowa Press

Do UOL, em São Paulo

11/04/2016 11h34

O técnico Dunga convocará o elenco que disputará a Copa América no dia 5 de maio. A competição ocorrerá nos Estados Unidos, em junho. A CBF negocia com o Barcelona a liberação de Neymar, que não tem presença assegurada no torneio.

Embora a Copa América aconteça em data Fifa, a CBF quer "guardar" Neymar para a Olimpíada. Isso porque o time catalão pretende liberar o atacante para apenas uma competição. 

Os Jogos Olímpicos não ocorrem nas datas oficiais da Fifa, mas a CBF considera importante contar com Neymar na Olimpíada, competição que o país jamais conquistou o ouro.

O coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, e o técnico Dunga, já elaboraram um plano ao lado do jogador para que ele consiga jogar nos dois sem prejudicar seu preparo. Foi colocado ao Barcelona, por exemplo, a possibilidade de enviar um profissional da equipe para acompanhar a comissão técnica da CBF nas competições.

Além disso, a CBF tem programada uma nova reunião entre o fim deste mês e o início do próximo com a diretoria do Barcelona para apresentar novamente sua proposta.

A imprensa espanhola especula que o atleta poderia, inclusive, disputar apenas a fase de mata-mata da Copa América, que começa no dia 16 de junho, poupando o atleta da pré-temporada e da primeira fase, que acontecerá entre os dias 21 de maio e 15 de junho. 

No caso da seleção argentina, por exemplo, Lionel Messi optou por ficar fora das Olimpíadas e disputará a competição nos Estados Unidos. A organização da Copa América Centenário já deu mostras que não tem tanta confiança na presença do brasileiro