Dunga define data de convocação para a Copa América: 5 de maio

Do UOL, em São Paulo

  • Leo Correa/Mowa Press

    Barcelona aceita liberar Neymar para apenas um torneio: Copa América ou Olimpíada

    Barcelona aceita liberar Neymar para apenas um torneio: Copa América ou Olimpíada

O técnico Dunga convocará o elenco que disputará a Copa América no dia 5 de maio. A competição ocorrerá nos Estados Unidos, em junho. A CBF negocia com o Barcelona a liberação de Neymar, que não tem presença assegurada no torneio.

Embora a Copa América aconteça em data Fifa, a CBF quer "guardar" Neymar para a Olimpíada. Isso porque o time catalão pretende liberar o atacante para apenas uma competição. 

Os Jogos Olímpicos não ocorrem nas datas oficiais da Fifa, mas a CBF considera importante contar com Neymar na Olimpíada, competição que o país jamais conquistou o ouro.

O coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, e o técnico Dunga, já elaboraram um plano ao lado do jogador para que ele consiga jogar nos dois sem prejudicar seu preparo. Foi colocado ao Barcelona, por exemplo, a possibilidade de enviar um profissional da equipe para acompanhar a comissão técnica da CBF nas competições.

Além disso, a CBF tem programada uma nova reunião entre o fim deste mês e o início do próximo com a diretoria do Barcelona para apresentar novamente sua proposta.

A imprensa espanhola especula que o atleta poderia, inclusive, disputar apenas a fase de mata-mata da Copa América, que começa no dia 16 de junho, poupando o atleta da pré-temporada e da primeira fase, que acontecerá entre os dias 21 de maio e 15 de junho. 

No caso da seleção argentina, por exemplo, Lionel Messi optou por ficar fora das Olimpíadas e disputará a competição nos Estados Unidos. A organização da Copa América Centenário já deu mostras que não tem tanta confiança na presença do brasileiro

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos