Topo

Hora de abrir a mente. Guilherme e Alan contam como mudaram no Corinthians

Guilherme mostra prazer em executar nova função na carreira aos 27 anos - Friedemann Vogel/Getty Images
Guilherme mostra prazer em executar nova função na carreira aos 27 anos Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

12/04/2016 12h33

Nem todos os jogadores estão abertos a novas experiências nessa altura da carreira. Mas, para Guilherme, 27 anos, e Alan Mineiro, 28 anos, a oportunidade de chegar ao Corinthians neste ano serviu também para um redescobrimento. A comissão técnica corintiana faz ambos executarem, dentro do sistema padrão de jogo 4-1-4-1, papéis novos em campo.

Acostumados à função de meia mais ofensivo, eventualmente atacantes, ambos agora trabalham mais próximos dos volantes, precisar estar quase sempre atrás da linha da bola para marcar e, com a posse de bola, chegar à área rival. Guilherme e Alan se mostram abertos e dispostos.  

"Eu nunca tive orgulho com essas coisas. Poderia muito bem não fazer (a função) ou questionar, e assumir as consequências disso. Mas quero vencer", admitiu Guilherme nesta terça. 

"Estar aqui é um sonho, trabalhar com o Tite e com esse grupo de jogadores vencedores, assim como eu. Muitas vezes ouço que eu não deveria ouvir tanto o treinador, fazer o que quero. Ouço isso na rua, em qualquer lugar. Mas o mais importante é seguir fielmente o pedido feito a mim, e a partir daí fazer o que quero também, o que posso das características", explicou.

Na avaliação de Alan Mineiro, o jogador moderno deve estar aberto a qualquer mudança. "Futebol mundial não tem espaço para jogador parado. Todos precisam marcar, correr, e há algum tempo venho observando e aprimorando isso. Aqui não era diferente e pela característica vou procurando aprender, buscando informações. Nunca fui marcador nato, mas vou ajudar o quanto precisar", analisou o meia ex-Bragantino. 

Alan Mineiro fez gol pelo Corinthians contra o Novorizontino - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Alan Mineiro fez gol pelo Corinthians contra o Novorizontino
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Guilherme, apesar do risco de perder a posição para Rodriguinho nos próximos jogos, demonstra satisfação no Corinthians. Entre outros motivos, por completar três meses de clube sem sofrer nenhuma lesão, marca dos anos recentes pelo Atlético-MG. "Nem sei mais o que significa essa palavra machucar. Estou muito bem, vou continuar, faço trabalhos diários e sou muito profissional em todos aspectos. Vamos seguir firmes e fortes, estou bem o ano inteiro". 

Para Alan Mineiro e ele, particularmente, a questão física era um ponto fundamental para quem precisa suportar um ritmo mais intenso previsto pela nova função tática. "Todos estão vendo o que estou jogando, inclusive a parte física que já tenho. A dinâmica, o carrinho, uma coisa que não podem falar é que não estou fazendo. Estou correndo, estou me dedicando", lembrou Guilherme. 

"Eu me sinto muito bem fisicamente, e a questão do peso já passou", afirma Alan Mineiro, que sofreu com quilos a mais na chegada ao clube em janeiro. "Tanto que o Tite disse que só me colocaria bem fisicamente, e estou indo pros jogos há bastante tempo", frisou o jogador depois de marcar seu primeiro gol com a camisa corintiana, no domingo passado, diante do Novorizontino.