Bauza vê Ganso em posição certa e diz que "só faltava treino" para o SP

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Fernando Llano

    Edgardo Bauza está satisfeito com a evolução do São Paulo ao longo dos meses

    Edgardo Bauza está satisfeito com a evolução do São Paulo ao longo dos meses

O técnico Edgardo Bauza está satisfeito com o desempenho apresentado pelo São Paulo nas últimas rodadas. Após a vitória por 2 a 1 sobre o River Plate, que melhorou a condição do clube paulista na Libertadores da América, Bauza salientou que a equipe está encontrando seu melhor futebol, algo que poderia já ter acontecido se tivesse mais tempo para treinar a equipe.

"Estamos fazendo o mesmo que disse há 15 dias. Neste momento, a equipe está em formação, porque venho harmonizando ao longo dos dias. A equipe vem melhorando e ainda teremos melhorias", explicou Bauza, em entrevista ao "Seleção Sportv"

Ainda segundo o técnico, o problema do São Paulo nunca foi emocional. Os atletas nunca tiveram problemas envolvendo questões relacionadas à confiança, mas sim com o pouco tempo para treinar a equipe e preparar situações que pudessem ser exploradas nas partidas.

"É difícil encontrar a palavra certa para definir a confiança. Para mim, o que faltava era treinamento, dias para conversar e analisar partidas, este são Paulo é diferente daquele (de dias atrás). É uma evolução lógica de uma equipe que vem trabalhando todos os dias e tentando melhorar. Considero que sou um técnico muito simples, meu estilo é, quando a bola estiver com o rival, os 11 precisam ajudar a recuperar. Quando temos nós, todos precisam trabalhar para a bola circular bem e podermos atacar. A premissa é ter uma grande equipe. Se conhecem essas premissas, a equipe vem trabalhando e, ao meu critério, vamos evoluindo", salientou Bauza.

Ainda segundo o treinador, a classificação ficou mais provável após a vitória sobre o River Plate. Para isso, o São Paulo pode até empatar com o The Strongest, na Bolívia, para avançar de fase. No entanto, para atingir o feito, Bauza diz que é preciso que a equipe seja mais efetiva.

"Estamos tentando melhorar a efetividade. A equipe, não só eu, está evoluindo e indo um pouco melhor. Todos estão eufóricos, mas eu estou tranquilo, porque ainda falta um passo. Precisamos de um bom resultado em La Paz para passar de fase. A essência é o trabalho, a metodologia é a mesma. O problema é que, no Brasil, a quantidade de partidas atrapalha o trabalho. Em outro país, você tem mais tempo para trabalhar para a próxima partida. No Brasil, temos entre 70 e 75 partidas por ano. Para mim, isso é uma loucura, para técnico e atletas. Precisamos ficar horas em campo para resolver problemas. O que tenho que fazer é me adaptar a isso. O mais difícil é trabalhar a ideia de jogo e que os atletas ponham em funcionamento o que se fala. O que tratamos, agora, é aproveitar cada tempo que temos para poder melhorar", projetou o técnico.

Bom desempenho de Ganso na atual temporada

O meio-campista Paulo Henrique Ganso vive sua melhor fase desde que chegou ao São Paulo, em 2012. De acordo com o treinador, uma "provocação" fez com que o atleta encontrasse a motivação necessária para apresentar o futebol que tem rendido elogios neste início de ano: uma possível convocação para a seleção brasileira.

"Minha proposta era que ele tinha que chegar à seleção. Eu digo isso para ele todas as semanas. Ele tem que jogar na seleção, porque, se é um jogador que melhora algo a mais em seu nível, poderá chegar lá. Se ele conseguir fazer 70 minutos muito bons, como tem feito regularmente, chegará lá", projetou o treinador.

Para aproveitar o potencial máximo do meio-campista, que já marcou seis gols em 20 partidas nesta temporada, Bauza mudou o seu posicionamento e o colocou para jogar atrás dos atacantes, em uma posição conhecida na Argentina como "enganche".

"Conversamos no começo (para ver a melhor posição). Está atuando em uma posição que ele gosta. E, para mim, parece que é a melhor para ele. O que lhe pedi é um compromisso com tudo que ele pode dar a equipe. Creio que ele, ao longo da partida, pode dar mais ao time", salientou Bauza.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos