Jornal catalão culpa Mundial e falta de rodízio por queda do Barcelona

Do UOL, em São Paulo

  • Paul Gilham/Getty Images

    Técnico Luis Enrique foi criticado por rodar pouco seu time titular

    Técnico Luis Enrique foi criticado por rodar pouco seu time titular

Um artigo publicado no jornal catalão "Sport" identificou as razões pelas quais o Barcelona perdeu três dos últimos quatro jogos - depois de ficar 39 partidas seguidas sem uma única derrota ao longo da temporada. Na opinião da publicação, o problema é físico e se deve ao excesso de jogos e à falta de rodízio entre os titulares.

Um dos "culpados" apontados é o Mundial de Clubes, vencido pelo Barça no fim do ano passado, que obrigou o elenco a viajar ao Japão no meio da temporada e disputar dois jogos extras. Ao invés de ser considerado um dos principais títulos do mundo, o torneio da Fifa foi encarado como um fardo.

O jornal argumenta que o Barcelona já disputou 55 jogos na temporada - 10 a mais que o Bayern de Munique e 12 a mais que o Real Madrid, por exemplo. Além do Mundial, Messi e companhia também disputaram duas Supercopas no início da temporada - a da Espanha e a da Europa.

O técnico Luis Enrique também foi criticado por "confiar em apenas 14 jogadores" do elenco e promover pouco rodízio para descansar os atletas. A prática, bastante comum no futebol europeu, não foi adotada pelo Barça nesta temporada, que repetiu o time titular quase sempre que possível.

O "Sport" também diz que a parada da data Fifa para os jogos das seleções contribuiu para o cansaço, mas que "não é desculpa" porque vários outros grandes clubes europeus também precisam ceder a maioria de seus jogadores para seus países.

O Barcelona foi eliminado pelo Atlético de Madri nas quartas de final da Liga dos Campeões com uma derrota por 2 a 0 no Vicente Calderón, e tropeços no Campeonato Espanhol fizeram com que a vantagem na liderança em relação a Atlético e Real caísse para apenas três e quatro pontos, respectivamente.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos