Topo

10+: rodada tem Fred 'deixado no vácuo' e Paulo Baier 'ressurgindo' no Sul

Do UOL, em São Paulo

18/04/2016 06h00

A rodada dos campeonatos estaduais e da Copa do Nordeste, realizada no último fim de semana, teve momentos pitorescos para todos os gostos. Teve rixa antiga, com Fred levando a pior, um jogo com brigas de todos os jeitos na Bahia e veteranos como Paulo Baier e Tuta brilhando em divisões inferiores. 

E claro, não poderiam faltar zebras. A principal vítima foi o São Paulo. O time tricolor que já havia sofrido com uma 'alfinetada' do atacante Roger, do Red Bull, no sábado, acabou humilhado pelo Audax, dando adeus ao Campeonato Paulista.

Confira 10 momentos que marcaram o futebol brasileiro no fim de semana:

Rixas antigas reaparecem na final da Taça Guanabara

Na final da Taça Guanabara, rixas do passado foram retomadas entre Vasco e Fluminense. Mais especificamente, entre os capitães Rodrigo e Fred. Na cerimônia do início da partida, após o hino nacional, Fred foi cumprimentar o trio de arbitragem e Rodrigo, que tirou a mão e o deixou no vácuo. A inimizade da dupla não é de recente e, pelo visto, não foi curada com o tempo.

Cabeçada de técnico é uma de várias cenas lamentáveis

Cenas lamentáveis foram vistas na semifinal da Copa do Nordeste entre Santa Cruz e Bahia, no último domingo (17). Milton Mendes, treinador da equipe pernambucana, discutiu com um membro da comissão técnica do rival aos 34min do segundo tempo e deu uma cabeçada nele. Três jogadores foram expulsos nos últimos minutos do jogo: Robson e Moisés, do Bahia, e João Paulo, do Santa Cruz. No túnel dos vestiários, mais confusão e participação da Polícia Militar para separar os brigões.

 

 

 

Sport põe Magrão só para decisão de pênaltis

No outro jogo da Copa do Nordeste, tivemos um déjà vu da Copa do Mundo. A semifinal entre Campinense e Sport terminou em vitória do Campinense por 1 a 0, resultado que levou o jogo aos pênaltis. Repetindo uma ação de Louis Van Gaal pela seleção da Holanda em 2014,ao tirar Jasper Cillessen para entrada de Tim Krul, o técnico Falcão tirou Danilo Fernandes e colocou Magrão só para as penalidades. A estratégia não deu certo, com o Campinense vencendo a decisão por 3 a 1.

Após 10 pênaltis certo, Pratto perde o primeiro

O centroavante Lucas Pratto tinha cobrado dez pênaltis com a camisa do Atlético-MG e acertado todos até o último domingo. Ele foi para a batida contra a URT e errou o alvo pela primeira vez com a camisa alvinegra. “Coloquei a bola mais em cima e chutei mais embaixo”, explicou o argentino após a partida, que terminou em empate por 2 a 2.

 

Tuta marca em estreia do time de Edilson

Time do ex-jogador Edilson, o Taboão da Serra estreou na Série B do Campeonato Paulista, a quarta divisão, com um empate por 2 a 2 com o Diadema. O resultado em si não chama atenção, mas sim o gol do veterano Tuta, 41 anos, que balançou as redes pelos debutantes.

Paulo Baier volta às origens e segue aprontando das suas

Outro veterano que se destacou na rodada por Paulo Baier, que também está com 41 anos. Vestindo a camisa do São Luiz de Ijuí, time que o revelou, Baier marcou pela primeira vez desde que retornou ao clube. O gol foi parecido com muitos daqueles que ele fez em clubes de primeira divisão: em uma cobrança precisa de falta.

 

América-RJ e Friburguense são rebaixados no Carioca

O tradicional América-RJ está de volta à segunda divisão do Estadual do Rio de Janeiro. A equipe foi derrotada pelo Macaé por 2 a 1 e terminou na lanterna do Grupo D, com cinco pontos. Com seis ficou o Friburguense, derrotado pela Portuguesa-RJ e rebaixado graças à vitória do Bonsucesso, que se salvou ao bater o Tigres por 2 a 1.

Bragantino é quase salvo pela torcida

Decidindo com o Batatais quem avançaria à semifinal na Série A2, o Bragantino viu o confronto no Nabi Abi Chedid se encaminhar para as cobranças de pênalti após empate por 1 a 1 no tempo normal. Quando o placar estava 3 a 3, Eliandro, do Batatais, foi para a cobrança e a converteu. O gol deveria garantir a vitória, mas uma bola previamente isolada por Douglas Silva, do Bragantino, foi jogada de volta para dentro da área na hora do chute. O árbitro mandou voltar a penalidade, e Eliandro mandou por cima do travessão. A série foi para os pênaltis alternados, nos quais o Batatais confirmou a vitória por 8 a 7.

 

Ex-São Paulo cutuca clube após goleada no Paulista

O Red Bull Brasil foi goleado por 4 a 0 pelo Corinthians nas quartas de final do Campeonato Paulista, mas não saiu envergonhado da Arena de Itaquera. Em entrevista após a partida, o centroavante Roger mandou uma indireta para seu ex-clube São Paulo. “Perder para o Corinthians na Arena não é demérito. Já teve time grande que veio aqui e tomou de seis”, cutucou o jogador, em alusão ao 6 a 1 do Corinthians do último novembro.

Fracasso dos grandes em SP, MG e RS

A fase decisiva dos estaduais já teve seus primeiros tropeços relevantes. O mais importante foi do São Paulo, goleado pelo Audax por 4 a 1 no Estádio Professor José Liberatti. Porém Cruzeiro e Internacional também decepcionaram. No jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, o time colorado empatou por 0 a 0 em casa. No Mineiro, o Cruzeiro largou atrás do América-MG, perdendo a ida por 2 a 0 no Independência.