Topo

Luis Enrique foge de polêmica sobre CBF: 'Neymar pensa no jogo de amanhã'

CBF quer Neymar para Copa América e Olimpíada, mas Barça não aceita  - Juan Medina/Reuters
CBF quer Neymar para Copa América e Olimpíada, mas Barça não aceita Imagem: Juan Medina/Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/04/2016 08h38

Luis Enrique foi questionado pela imprensa espanhola sobre a provável liberação de Neymar para a seleção brasileira. A CBF pressiona o clube catalão para ceder o atacante para as disputas da Copa América e Olimpíada.

Alheio à negociação entre Barça e confederação, Luis Enrique diz que suas atenções estão voltadas para o duelo contra o La Coruña, na quarta, pelo Campeonato Espanhol.

“Ele [Neymar] está focado no jogo de amanhã. Vamos ver o resto mais tarde”, limitou-se Luis Enrique.

O Barcelona está incomodado com a postura da CBF. O time catalão havia adiantado que autorizaria o atleta a jogar apenas uma competição. A diretoria do clube espanhol estuda barrar Neymar para a Olimpíada como represália à pressão feita pela entidade.

"Enviamos uma carta à CBF na qual dissemos que jogadores de futebol devem descansar pelo bem do Barça e de sua seleção e fizemos uma proposta. Entendo que o jogador queira jogar tudo, mas pedimos que valorizem o futebolista e jogue só uma competição. Preferíamos que fossem os Jogos Olímpicos. Se proibiremos ou não, em breve veremos. Primeiro falaremos, mas se tivermos que impor alguma coisa, vamos impor", afirmou o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, em na última sexta-feira.

Pela regulamentação da Fifa, o Barcelona só é obrigado a liberar Neymar para a Copa América dos Estados Unidos, que ocorrerá entre os dias 3 e 26 de junho. Para os Jogos Olímpicos - entre 4 e 21 de agosto - não existe esta obrigatoriedade, pois o atacante já tem mais de 23 anos.

A seleção brasileira conheceu na quinta-feira (14) os seus primeiros adversários no torneio olímpico. O time nacional enfrentará África do Sul, Iraque e Dinamarca.