Espanhóis ampliam domínio europeu e só são eliminados por outros espanhóis

Do UOL, em São Paulo

  • Reuters / Juan Medina

    Atlético de Madri saiu na frente do Bayern em uma das semifinais da Liga dos Campeões

    Atlético de Madri saiu na frente do Bayern em uma das semifinais da Liga dos Campeões

A temporada 2015/16 tem dado mais um exemplo do domínio dos clubes espanhóis sobre o futebol europeu. Até agora, com a Liga dos Campeões e a Liga Europa nas semifinais, os únicos times da Espanha eliminados foram derrubados por seus próprios conterrâneos.

O Barcelona caiu nas quartas da Champions para o Atlético de Madri, enquanto o Valencia foi eliminado pelo Athletic Bilbao nas oitavas da Liga Europa. Posteriormente, o Bilbao foi superado pelo Sevilla nas quartas, nos pênaltis.

A estatística é mais impressionante quando se observa que, dos últimos 48 duelos eliminatórios contra times de outros países em copas europeias, os espanhóis levaram a melhor em 45.

E com os jogos de ida das semifinais já disputados, os espanhóis estão em vantagem para ampliar o domínio. Na Liga dos Campeões, o Real Madrid empatou fora de casa com o Manchester City e agora decide no Bernabéu, enquanto o Atlético saiu na frente do Bayern ao fazer 1 a 0 no Vicente Calderón.

Já na Liga Europa, o Villarreal venceu o Liverpool em casa por 1 a 0, enquanto o Sevilla empatou por 2 a 2 com o Shakhtar Donetsk na Ucrânia e pode até empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 em casa para avançar à final.

Se todos os espanhóis se classificarem, será a primeira vez que o mesmo país terá os dois finalistas da Liga dos Campeões e os dois da Liga Europa no mesmo ano.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos