Topo

Grêmio: Fim dos Estaduais aumenta a lista de ex-promessas e alvos errados

Leandro Canhoto volta de empréstimo e ainda tem contrato longo com o Grêmio - Vinícius Costa/ Agência Preview
Leandro Canhoto volta de empréstimo e ainda tem contrato longo com o Grêmio Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2016 06h00

O fim dos Estaduais significa mais do que avaliações no elenco do Grêmio. Não é apenas o momento de observar possíveis alvos, é hora de receber jogadores que estiveram cedidos a equipes menores e ainda possuem vínculo. São nove nesta condição. Além disso, quatro vínculos estão para acabar nos próximos meses. 

Do elenco principal apenas um contrato será mexido. E em nada alterará os planos do clube. Liberado para procurar outra equipe desde o início do ano, o uruguaio Braian Rodríguez permaneceu em Porto Alegre até agora. Ocupando tempo entre carros e seu estilo pessoal, o centroavante vê o vínculo terminar no fim de junho. 
 
Antes disso, em maio, outros três jogadores que não figuram como opção há bastante tempo perdem vínculo com o Tricolor: o zagueiro Gerson, que foi destaque na base e esteve emprestado a uma série de equipes - a última o Red Bull Brasil, o volante Moisés, que veio do Juventude e estava cedido ao Brasil de Pelotas, e o lateral direito Tony, que foi devolvido pelo Bahia no ano passado e desde então treina com o elenco de transição. 
 
Agora, a lista dos que voltam sem grande perspectiva é maior. Rondinelly, que mostrou mágoa com o clube, regressa do Macaé e tem contrato por mais um ano. O atacante Erik, que esteve no Lajeadense, e Guilherme, também atacante que esteve no São José, têm contratos encerrando em dezembro. 
 
O volante Guilherme Amorim, que defendeu o Oeste (SP), é do Grêmio até agosto. O centroavante Marcos Paulo, que esteve no Aimoré, tem contrato até junho de 2017 e Leandro Canhoto, contratado como promessa do Gauchão, defendeu o Passo Fundo e tem vínculo até 2018. 
 
Completam a lista dois jovens que foram cedidos ao Mallorca, da Espanha. Depois de passarem pelo time que disputa a Série B do país europeu, Lima e Luis Felippe podem regressar. A volta, contudo, não está garantida já que os espanhóis podem comprar os direitos de ambos.
 
A direção do Grêmio planeja reforçar o time. Um lateral direito e um zagueiro ainda podem ser contratados. Mas a cautela pauta atitudes neste momento.