Topo

Barcelona precisa contratar zagueiros: Marquinhos e T. Silva são favoritos

Marquinhos, que não é titular no PSG, tem o melhor perfil para o clube - ARIS MESSINIS / AFP
Marquinhos, que não é titular no PSG, tem o melhor perfil para o clube Imagem: ARIS MESSINIS / AFP

Do UOL, em São Paulo

01/05/2016 06h00

O grande trunfo do Barcelona está em seu trio de ataque: Messi, Neymar e Suárez. Até aí, nenhuma novidade. Mas uma carência que passou relativamente despercebida no ano passado, maqueada pela conquista da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei, revelou-se com força na atual temporada. A defesa. E a contratação de um zagueiro tornou-se uma das prioridades no Camp Nou.

Os principais favoritos à vaga são os brasileiros Thiago Silva e Marquinhos, ambos do PSG. Correm por fora as promessas Laporte, do Athletic Bilbao, e Giménez, do Atlético de Madri. E Hummels, do Borussia Dortmund, que interessa ao Barça não é de hoje, mas já disse que quer jogar no Bayern de Munique.

Não é novidade para ninguém que o Barcelona joga com um volante de formação, Mascherano, como zagueiro. Ganha na recuperação em velocidade e na saída de bola, mas perde no jogo aéreo, por exemplo.

O volante-zagueiro argentino joga lado de Piqué, referência da defesa, um dos capitães do Barça e titular absoluto. Afora a dupla, o time catalão tem apenas mais três zagueiros no elenco: Bartra, Mathieu e Vermaelen, que não costumam substituí-los à altura.

Bartra tem 25 anos, mas ainda não conseguiu deixar o status de promessa. Mathieu até adaptou-se rapidamente e encontrou seu espaço no clube, podendo atuar como quarto zagueiro ou lateral esquerdo, mas sofre com lesões, já não é tão jovem e nem veloz. E Vermaelen, em duas temporadas, praticamente não entrou em campo devido às insistentes e graves contusões.

Diante da falta de opções no banco de reservas para fortalecer o sistema defensivo, Luis Enrique quer usar a janela de transferência que se aproxima para contratar zagueiros.

Entenda as negociações

Marquinhos é o principal favorito à vaga, de acordo com o Sport. Reserva no PSG, o zagueiro brasileiro tem boa técnica, é jovem e versátil, podendo atuar também como lateral direito. A concorrência pelo jogador, no entanto, promete agitar o mercado da bola europeu. Em entrevista à emissora francesa Canal +, o irmão do atleta, Luan Correa, disse que Marquinhos tem propostas de alguns grandes clubes europeus, entre os quais o Barcelona, confirmou. Chelsea e Manchester United, conforme o Mundo Deportivo, estariam no páreo. 

Já Thiago Silva, segundo o Mundo Deportivo, acionou a diretoria do Barcelona para manifestar a intenção em defender o clube, cujo interesse pelo zagueiro brasileiro havia diminuído diante das negativas anteriores, mas que agora se reacende com a boa vontade do jogador. Há a avaliação que, apesar dos 31 anos, ele se adaptaria em pouco tempo à forma de jogar do time.

Outros três nomes interessam ao Barcelona. Um com poucas chances de desembarcar na Catalunha e duas grandes promessas. O primeiro, segundo o jornal Bild, é Hummels, do Borussia Dortmund e da Alemanha, mas o clube divulgou que foi informado pelo jogador sobre o desejo de transferir-se para o Bayern de Munique, que confirmou a negociação.

O segundo, de acordo com o Mundo Deportivo, é Ameryc Laporte, do Athletic Bilbao. Apesar dos 21 anos, ele é considerado experiente pela diretoria culé, tendo disputado mais de 100 jogos só pelo Campeonato Espanhol desde a temporada 2012/13. Outras características que chamam a atenção no zagueiro são a boa saída de bola, um dos pré-requisitos ao time de Luis Enrique, e a jogada aérea – Laporte tem 1,89m. O jovem promessa tem multa rescisória de 50 milhões de euros.

O terceiro, ainda conforme a publicação, é o uruguaio José María Giménez, do Atlético de Madri, que faz sólida dupla com Godín e é um dos zagueiros mais promissores da Europa.