Cuca tem trocado experiência por juventude no Palmeiras. Entenda por quê

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

  • Cesar Greco/Ag Palmeiras

    Róger Guedes chegou ao Palmeiras há menos de um mês e já jogou duas vezes

    Róger Guedes chegou ao Palmeiras há menos de um mês e já jogou duas vezes

Uma base de atletas jovens que dê mais possibilidade para o time atual e fortaleça a equipe no futuro. É com esse conceito que o Palmeiras vai ao mercado depois da chegada do técnico Cuca.

Depois que o treinador chegou ao clube, há quase dois meses, o Palmeiras acertou com três jogadores, todos jovens e com contratos longos. O primeiro, Róger Guedes, de 19 anos, tem vínculo com o clube paulista até abril de 2021.

Nos últimos dias, o Palmeiras assinou um pré-contrato com o meia Danilo Tchê Tchê, de 23 anos, com permanência de três temporadas. Neste domingo, o zagueiro Yerry Mina, de 21 anos, acertou com o clube paulista por cinco anos.

Com Cuca à frente do time alviverde, outros jovens que já estavam passaram a ter mais chances em campo. Há três exceções: Erik, de 21 anos, Rodrigo, 22, e Régis, 23, todos trazidos entre dezembro e janeiro, com Marcelo Oliveira no comando do time -- Régis, emprestado pelo Sport, deve deixar o clube nos próximos dias.

Cesar Greco/Ag Palmeiras
João Pedro em ação na Academia

O zagueiro Thiago Martins, 20 anos, os volantes Matheus Sales (20) e Gabriel (23), além do atacante Gabriel Jesus (19), por sua vez, conquistaram mais espaço e melhoraram o desempenho com o novo treinador.

Após a eliminação no Paulistão, diante do Santos na Vila Belmiro, Cuca admitiu que os jovens jogadores sentiram o peso da partida contra o rival. Apesar disso, o treinador exaltou a experiência alcançada com o jogo.

"Eu acho que o Palmeiras sentiu o jogo no primeiro tempo e é normal. Temos Matheus Sales, Gabriel Jesus, Gabriel Girotto (volante), Róger Guedes. São meninos de 20 anos. Eles vão sentir, é normal. E eles vão ter um aprendizado enorme com esse jogo", disse Cuca, que ainda levou o zagueiro Augusto e o meia Vitinho ao time profissional -- ambos com contrato renovado.
 
De acordo com uma pessoa ligada à diretoria alviverde, a ideia é ter um número razoável de garotos no elenco, aguardar a evolução e o amadurecimento dos atletas. O time atual também ganharia, na teoria, com a opção. Cuca conseguiria colocar em campo um time mais veloz.
 
Cesar Greco/Ag Palmeiras
Vitinho e Augusto passaram a treinar com o time profissional nos últimos dias
 
Hoje, o elenco palmeirense conta com mais um jogador com menos de 20 anos, pouco aproveitado até com o treinador. Trata-se do lateral direito João Pedro, 19. Ele ficará no Palmeiras, ao contrário do zagueiro Nathan e dos laterais Lucas Taylor e Victor Luis, todos emprestados pelo clube nos últimos dias. 
 
O trio, inclusive, faz parte dos planos do treinador palmeirense, que tem contrato até dezembro deste ano. "Não é por outra questão do que por terem oportunidade de jogar e voltarem em uma condição melhor", explicou Cuca.
 
Na última semana, o técnico mostrou que deve dar mais chances ao lateral direito revelado da base, apesar de o clube acertar com Fabiano, ex-Cruzeiro, em uma troca com Lucas. "Temos o João Pedro para trabalhar nessa parte ofensiva", afirmou.
 

Os 15 atletas com menos de 24 anos

 
Contratados na era Cuca
 
Yerry Mina (zagueiro): 21 anos
Danilo Tchê Tchê (meia): 23 anos
Róger Guedes (atacante): 19 anos
 
Titulares com Cuca
 
Matheus Sales (volante): 20 anos
Gabriel (volante): 23 anos
Thiago Martins (zagueiro): 21 anos
Gabriel Jesus (atacante): 19 anos
 
Jogadores promovidos da base pelo treinador
 
Augusto (zagueiro): 19 anos
Vitinho (meia): 18 anos
 
À disposição no elenco
 
João Pedro (lateral direito): 19 anos 
Rodrigo (volante): 22 anos
Erik (atacante): 21 anos
Allione (meia): 21 anos
Vinícius (goleiro): 19 anos
Régis (meia): 23 anos
 
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos