Topo

Lateral alvo do Grêmio foi dispensado pelo Inter e começou no Juventude

Lucas Lovat é jogador do Avaí e pode ser emprestado ao Grêmio - André Palma Ribeiro/Avaí
Lucas Lovat é jogador do Avaí e pode ser emprestado ao Grêmio Imagem: André Palma Ribeiro/Avaí

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/05/2016 14h49

O lateral esquerdo Lucas Lovat, de 19 anos, negocia com o Grêmio. O jogador tem direitos ligados ao Avaí e seu empréstimo seria contrapartida para liberação de Lucas Coelho, centroavante alvo dos catarinenses. Na carreira, o atleta tem passagem pelo Juventude e o Internacional, onde acabou dispensado. 

Lovat teve registro apenas amador no Ju. Começou na base da equipe da serra gaúcha, que é conhecida pela formação de bons jogadores. Em seguida defendeu o Brasil de Farroupilha, também no interior do Rio Grande do Sul.
 
A melhor oportunidade veio em junho de 2013, quando assinou por um ano com o Internacional. No entanto, não foi aproveitado. Era utilizado como zagueiro e reserva do time Sub-17. O vínculo que acabaria em 2014 foi rescindido pouco antes do fim e ele voltou para sua cidade natal, Florianópolis, onde assinou até 2016 com o Avaí. 
 
O desempenho por lá foi bom. Tanto que em 2015 ele ganhou dois aumentos salariais e teve contrato ampliado até 2018. Passou a ser parte do elenco principal e estreou exatamente contra o Inter, na vitória por 3 a 0 pelo Brasileirão do ano passado. 
 
Ainda no time principal, Lovat foi utilizado neste ano pelo técnico Silas, que ainda não está convencido de sua liberação. 
 
"Tem o Lucas Coelho (para chegar ao Avaí) que estava mais ou menos (acertado). Mas envolve a ida do Lovat. Vou conversar com o Battistotti (Francisco, presidente do Avaí). Não estou com vontade de liberar o Lovat", disse o treinador após a partida contra o Operário no último dia 28. 
 
Molde de Walace
 
A chegada de Lovat e empréstimo de Lucas Coelho tem o mesmo molde que levou o volante Walace ao Grêmio. No caso do marcador, o meia Marquinhos foi cedido aos catarinenses e parte do pagamento foi o empréstimo de Walace - que se destacava na base. Como o Avaí pretendia permanecer com o armador, a liberação do volante em definitivo foi o pagamento dos valores previstos em contrato. 
 
No caso atual, Lovat seria testado pelo Grêmio e caso o Avaí quisesse contar com Coelho em definitivo, precisaria liberar o jogador - dependendo do desempenho em Porto Alegre. 
 
A direção gremista admite conversar sobre o tema mas descarta já ter algo concreto para ser confirmado. A negociação ainda não está fechada até o momento, garantem os dirigentes.