Como assim? Campeão acreano de 2016 pode ser decidido por meio de sorteio

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

  • Reprodução/Site oficial da Federação de Futebol do Acre

    Regulamento do Campeonato Acreano de 2016, que pode ser decidido no sorteio

    Regulamento do Campeonato Acreano de 2016, que pode ser decidido no sorteio

O campeão acreano de 2016 pode ser decidido no sorteio. Pode parecer absurdo, mas é o que diz o regulamento da competição e foi até confirmado pelo próprio presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes, em entrevista ao UOL Esporte concedida nesta quarta-feira.

Os finalistas Atlético-AC (campeão do segundo turno) e Rio Branco (campeão do primeiro turno) se enfrentam em jogos que acontecem nos dias 14 e 21 de maio, na Arena da Floresta e no Florestão, respectivamente. E algumas combinações de resultados nos dois confrontos podem ocasionar um sorteio para definir quem fica com o título do Campeonato Acreano.

O inciso 1º do artigo 8º diz o seguinte: "Se após a segunda partida as Associações estiverem empatadas em pontos ganhos, o critério para se conhecer a vencedora será o mesmo do artigo 6º". Os critérios do artigo 6º são, em ordem: A - conquistado o maior número de vitórias; B - obtido o maior saldo de gols; C - marcado o maior número de gols; D - tiver sofrido o menor número de gols; E - vencido no confronto direto e; F - sorteio.

Segundo o regulamento e a palavra do próprio presidente, os times chegam à final sem qualquer tipo de vantagem. Desta forma, se houver empate nos dois jogos o sorteio será o responsável por definir o campeão. A mesma coisa acontecerá, por exemplo, se o Atlético-AC vencer o primeiro jogo por 2 a 1 e depois perder o segundo duelo pela mesma diferença de gols.

Para o presidente da Federação, porém, a chance de a disputa ir para sorteio 'é muito remota'. "São várias alternativas. Se eu estou jogando, eu jamais vou criar opção para acontecer isso, eu vou para o tudo ou nada", afirmou o presidente. "Se houver dois empates, vai para sorteio", disse.

O tipo de sorteio ainda não está definido pela federação. "Tem que ser logo depois do jogo, para o cara comemorar, né? No campo. Senão vai comemorar depois", brincou Aquino.

"Nós vamos criar aqui uma técnica para fazer o sorteio. Não acredito que isso aconteça, mas vamos nos preparar porque existe a hipótese", acrescentou. "Ainda estamos longe da final e vamos nos preparar. Possível é, mas não acredito que nenhum dos dois times vai esperar chegar a esse ponto", finalizou.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos