Topo

Campeão mundial e ex-braço direito de Tite: quem é Geraldo Delamore

Delamore estará à frente do Cruzeiro nesta noite de quinta-feira, pela Copa do Brasil - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Delamore estará à frente do Cruzeiro nesta noite de quinta-feira, pela Copa do Brasil Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/05/2016 06h00

Enquanto a diretoria do Cruzeiro se movimenta para trazer o sucessor do técnico Deivid, o clube mineiro entra em campo nesta noite de quinta-feira contra o Campinense, pela Copa do Brasil. À beira do gramado, estará Geraldo Delamore, auxiliar técnico que pode até não ser tão conhecido pelo torcedor, mas que assume o time de forma interina com muita bagagem. Campeão mundial com o Corinthians, Delamore foi o braço direito de Tite por mais de uma década e terá como missão corresponder a confiança dos dirigentes e avançar para a próxima fase do segundo torneio mais importante do país.

“O Delamore comanda a equipe no jogo da Copa do Brasil, até porque ele está preparando a equipe para essa partida. Mesmo que essa definição venha um ou dois dias antes do jogo, ele será o comandante da equipe”, comenta o diretor de futebol, Thiago Scuro.

A amizadecom Tite começou nos anos 90. Na época, Delamore foi preparador físico do técnico corintiano no Caxias. Da equipe gaúcha, ele também acompanhou o treinador nas passagens por Grêmio, São Caetano e Atlético-MG, além de estar presente na mudança de Tite para o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, em 2007. Na ocasião, Delamore já era o auxiliar técnico do comandante, e a sintonia da dupla já funcionava bem, assim como o "vício" pelo trabalho, de acordo com pessoas próximas.

Atualmente com 53 anos, o interino do Cruzeiro fez seu primeiro trabalho como treinador no Oriente Médio. Após a saída de Tite, contratado pelo Internacional, Delamore assumiu a equipe árabe e tentou a sorte na carreira. Na volta ao país de origem, refez a parceria em 2010 e foi um dos responsáveis pelo trabalho que garantiu títulos como Libertadores e Mundial ao Corinthians.

Desde que Deivid perdeu o comando técnico do Cruzeiro, Delamore comanda os treinos na Toca da Raposa. E para os jogadores, não é diferente. A experiência, conhecimento e rigorosidade do auxiliar agradaram e ganharam o apoio dos atletas.

“Todos ficam na expectativa de um novo comandante, mas neste período o Delamore vem passando um pouco da sua filosofia, é um cara experiente. Os treinamentos dele são voltados para o posicionamento, cada um trabalhando na sua posição, para que possamos estar adaptados e melhorando para o decorrer da competição”, disse o atacante Willian.