Topo

'Limpando' o 7 a 1? Dunga convoca seleção com menos remanescentes de 2014

Deu preguiça de ver a convocação? A gente mostra os 5 pontos principais

UOL Esporte

Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

06/05/2016 06h01

Contratado com a responsabilidade de renovar o futebol do país, Dunga fez na, última quinta-feira (5), a convocação com o menor número de jogadores que participaram do elenco do maior vexame da história da seleção brasileira - a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014. São apenas quatro remanescentes da traumática eliminação.

Apenas Daniel Alves, Luiz Gustavo, Willian e Hulk estavam na derrota do Mineirão e foram convocados para a Copa América do Centenário - em junho, nos Estados Unidos. Dos quatro restantes da "geração 7 a 1", apenas os três últimos entraram em campo na fatídica derrota para os alemães.

O número de remanescentes, que oscilava sempre entre 7 e 11 convocados a cada uma das dez listas elaboradas, caiu especialmente pela escolha de Dunga de mesclar a seleção principal com alguns nomes do time olímpico que buscará a medalha inédita na Rio-2016. Ainda assim, a queda agrada a comissão técnica, que nunca escondeu o desejo de tentar passar uma borracha na derrota e evitar qualquer menção ao 7 a 1.

Soma-se a essa explicação da queda, o fato de Neymar não estar na relação. Presente na Copa de 2014 e nome certo de Dunga, o jogador foi impedido pelo Barcelona de disputar a Copa América. Mesmo com ele, esta ainda seria a lista com menos nomes daquele Mundial. Liberado apenas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o melhor jogador do país não acompanhará a delegação para os Estados Unidos. Ele não chegou a entrar em campo contra a Alemanha por causa da lesão nas costas, mas esteve no elenco.

PVC: Tolerância zero com alguns nomes pode fazer Dunga perder comando do grupo

UOL Esporte

Além disso, a lista também diminuiu com as saídas de David Luiz, Marcelo, Fernandinho e Oscar. Os dois primeiros, preteridos por questões técnicas e até pessoais - problemas com Dunga -, não ficaram nem entre os 40 jogadores inscritos para a Copa América. Já os dois últimos estiveram na pré-lista, mas perderam espaço.

Com Dunga, Jefferson e Thiago Silva (que estava suspenso no 7 a 1) ainda chegaram a ser convocados, mas logo perderam espaço após darem entrevistas criticando publicamente as atitudes do treinador.

A lista que teve o maior número dos participantes do elenco foi a elaborada para os amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos (setembro de 2015), que foram disputados na terra do Tio Sam. Na o total, 11 jogadores da Copa de 2014 foram chamados para aquela ocasião: Jefferson, Daniel Alves, Marcelo, David Luiz, Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Willian, Neymar e Hulk.

Marcelo foi convocado por causa da baixa de Filipe Luís, e Ramires, Daniel Alves e Oscar foram cortados antes das partidas.

Na primeira convocação após o vexame, para os amistosos contra Colômbia e Equador, e nas Eliminatórias, contra Argentina e Peru, foram dez convocados.

Outro nome que participou do desastre comandado por Luiz Felipe Scolari e teve chance com Dunga foi Maicon. Na primeira ocasião, no entanto, ele teve atitude de indisciplina, chegou atrasado à concentração após um dia de folga, e foi afastado. 

Confira a lista completa:

Goleiros:
Alisson (Inter)
Diego Alves (Valência-ESP)
Ederson (Benfica-POR)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Fabinho (Mônaco-FRA)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Douglas Santos (Atlético-MG)

Zagueiros:
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos(PSG-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Volantes:
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Elias (Corinthians)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rafinha (Barcelona)

Meias:
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes:
Douglas Costa (Bayern-ALE)
Hulk (Zenit-RUS)
Ricardo Oliveira (Santos)
Gabigol (Santos)