Topo

O estádio às traças tomado por árvores e mendigos que voltou a ter jogos

Do UOL, em São Paulo

08/05/2016 06h00

Essa é uma história de amor entre uma cidade, um ídolo e um estádio. Como aqueles roteiros repetidos e pouco criativos, teve momentos de dificuldade: o estádio que recebia milhares de torcedores foi abandonado pelo time e pela cidade. Foi tomado pela vegetação e virou abrigo de mendigos. Mas a figura do ídolo aqueceu o relacionamento. E no ano passado, com a população dedicando seus fins de semana às obras, o estádio voltou a receber todo mundo: o time, a torcida e o ídolo.

“Quando voltamos ao estádio pela primeira vez, era um cenário perfeito para fazer um filme de terror”, resumiu Petr Svancara, ex-atacante tcheco, ao falar sobre o estádio Za Luzankami, em Brno, segunda maior cidade da República Tcheca.

Petr Svancara é o ídolo em questão, ex-capitão e torcedor do Zbrojovka Brno e frequentador do estádio Za Luzankami desde pequeno. Ele ia ao estádio ainda criança como fã do Zbrojovka Brno. Depois, tornou-se gandula nas partidas da equipe. E, adulto, realizou o sonho de jogar profissionalmente pelo time de coração.

Em 2001, no entanto, o Zbrojovka Brno abandonou o estádio que era sua casa. Como o local perdeu os laudos necessários e o governo alegou falta de recursos para reformá-lo, o time se mudou para outro estádio da cidade. Foi quando o Za Luzankami tornou-se o cenário do filme de terror citado pelo ex-atacante.

Árvores e uma larga vegetação tomaram conta do estádio. Ele virou quase um bizarro parque silvestre, a ponto de aves raras serem vistas por lá, segundo o ex-atacante. Moradores de rua aproveitaram a estrutura das arquibancadas como abrigo. O estádio que chegou a ser o maior da extinta ,Tchecoslováquia tendo até hoje o recorde de público do campeonato local, estava totalmente abandonado.

No ano passado, no entanto, Petr Svancara anunciou sua aposentadoria. Ele e seus fãs queriam um jogo de despedida no estádio abandonado. E com um sistema de financiamento coletivo, muito trabalho voluntário e doações de empresários locais, o ex-jogador e a população recuperaram o Za Luzankami.

“Muitas pessoas iam aos sábados trabalhar no estádio em vez de passar o dia com suas famílias. Teve até gente de outras cidades nos ajudando. A causa conquistou o coração das pessoas”, contou Petr Svancara.

E em junho do ano passado, mais um sonho do ex-jogador se realizou. Estima-se que 35 mil pessoas foram ao recuperado Za Luzankami assistir a uma partida entre ídolos do time local, com Petr como capitão. Quem ficou sem ingresso tentou ver o jogo de prédios vizinhos. Hoje, a equipe de base do Zbrojovka Brno usa o estádio. A população quer o time principal de volta também. Tudo aponta para um final feliz nessa história de amor.