Topo

Botafogo teme perder Gomes por dinheiro e rompe com Cruzeiro por conduta

Bernardo Gentile, Bruno Braz e Thiago Fernandes

Do UOL, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte

09/05/2016 06h00

O técnico Ricardo Gomes virou pivô de uma briga nos bastidores do futebol. Após ser vice-campeão carioca, o treinador revelou ter uma proposta do Cruzeiro, o que deixou o clima pesado em General Severiano. O Alvinegro se irritou com a postura dos mineiros de procurar diretamente o comandante sem sequer ao menos consultar a diretoria carioca.

Por conta disso, o Botafogo vai rachar com o Cruzeiro. Segundo apuração do UOL Esporte, o Alvinegro considerou a atitude dos mineiros como ‘suja’ e vai cortar qualquer tipo de relação. Antes, o Vasco também já havia se irritado pelo assédio a Jorginho, que decidiu ficar no clube de São Januário. Na noite desse domingo (8), Carlos Pereira, presidente do clube carioca, se pronunciou por meio de seu perfil no Twitter:

"Espero que continue vendo ele (Ricardo Gomes) no Botafogo (sic). Lamentável a postura do Cruzeiro, sob todos os aspectos", escreveu ao ser questionado por um cruzeirense sobre a mudança de clube do treinador.

O fato é que Ricardo Gomes recebe cerca de R$ 100 mil no Botafogo. No meio do futebol, o salário não chega a ser dos mais altos e deixa o Alvinegro vulnerável a algumas situações de mercado, como ocorre com o Cruzeiro nesse momento. E os cariocas sabem disso e temem perder o treinador por dinheiro.

Isso porque o Cruzeiro está decidido a contratar Ricardo Gomes, que era apenas a 4ª opção dos mineiros após demitir Deivid. Jorginho era o plano a, mas a recusa mudou o quadro. Diante da negativa, buscaram Marcelo Oliveira, que alegou proposta do exterior. A terceira cartada foi Reinaldo Rueda, do Atlético Nacional-COL, que se classificou para as quartas de final da Libertadores e frustrou o objetivo celeste.

A confiança no Cruzeiro é grande. Alguns, inclusive, já dão até mesmo a chegada de Ricardo Gomes como certa. Porém, a verdade é que nada será definido antes da reunião entre o treinador e o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, que ocorrerá nesta segunda-feira. O Alvinegro não trabalha com a possibilidade de perder o profissional, mas...