Topo

Grêmio tem reunião para definir reformulação após insucesso no 1º semestre

Roger Machado terá trabalho avaliado pelo novo comando do futebol do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger Machado terá trabalho avaliado pelo novo comando do futebol do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2016 06h00

Uma reunião no Centro de Treinamentos do Grêmio irá ditar as mudanças no futebol do clube neste ano. Nesta segunda-feira (09), o Conselho de Administração do Tricolor irá se encontrar com o presidente Romildo Bolzan Júnior e avaliar o primeiro semestre. Além da demissão do diretor executivo de futebol, Rui Costa, que já foi oficializada, será definida a saída do vice de futebol, César Pacheco. E os novos nomes a ocuparem a função irão determinar os próximos passos para recuperação dos insucessos de 2016.

A reportagem do UOL Esporte apurou que o mais cotado para assumir o cargo profissional é Júnior Chávare, atual diretor das categorias de base do Grêmio. O clube não irá buscar um executivo em outro clube, o plano é ter alguém que conheça as peculiaridades do Tricolor bem de perto.
 
Para o cargo político, muitos nomes foram avaliados. Dificilmente o presidente gremista conseguirá unir os diversos grupos que formam sua gestão para um representante de consenso. No fim da noite de domingo, Alberto Guerra aceitou o convite do mandatário gremista. Seu nome será entregue ao Conselho de Administração na reunião. Será aceito e assumirá a vice-presidência. O nome de Chávare passará por avaliação direta de Guerra, então.
 
A ideia é oficializar ambos ao mesmo tempo. O clube irá se pronunciar apenas através de seu site oficial e quando tiver tudo definido.  
 
Será a nova dupla de cartolas que irá definir o rumo das contratações. A ideia de ter reforços na lateral direita e também na zaga pode ser revista ou até amplificada a partir das opiniões dos dirigentes que assumam o clube. O mesmo vale para o trabalho do técnico Roger Machado. 
 
Com um ótimo desempenho no ano passado, mas alvo de críticas neste ano, o comandante terá rendimento revisto a partir da formação do novo departamento de futebol. 
 
No elenco, jogadores pouco aproveitados também devem ter condição avaliada. Wallace Oliveira, Henrique Almeida, Edinho, Marcelo Oliveira, todos terão condição analisada pelo novo comando. 
 
Das salas do Centro de Treinamentos, enquanto o time inicia preparação para o Campeonato Brasileiro, as diretrizes do futebol gremista serão revistas para amenizar a pressão da torcida e evitar que novos infortúnios aconteçam.