Topo

Entenda por que o Palmeiras disse não a Fred mesmo com o interesse de Cuca

Fred em ação no Pacaembu, em março, durante o jogo Flamengo e Fluminense - Ricardo Nogueira/Folhapress
Fred em ação no Pacaembu, em março, durante o jogo Flamengo e Fluminense Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Bernardo Gentile e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 06h00

O Palmeiras teve a chance de contratar Fred, mas disse não ao Fluminense semanas atrás, após o desentendimento entre o atacante e o técnico Levir Culpi, no começo do mês passado. A diretoria alviverde considerou a contratação inviável devido ao alto salário do atleta, que gira em torno de R$ 800 mil.

Cuca, na ocasião, não escondeu o interesse em contar com Fred, jogador que ele comandou durante a passagem pelo Fluminense, em 2009, na campanha marcada pela recuperação do time carioca nas últimas rodadas do Brasileirão.

O treinador ainda não tem a certeza de quem é o centroavante ideal para sua equipe e poderia ver essa dúvida sanada com a chegada de Fred. Durante as partidas no Paulistão e Libertadores, quem foi mais utilizado foi Alecsandro, deixando o paraguaio Barrios e o argentino Cristaldo no banco de reservas.

Apesar do desejo do técnico, o Palmeiras disse não à sondagem do Fluminense, que ocorreu por meio de empresários. Na avaliação da diretoria, o salário de Fred está fora da realidade do clube paulista — hoje, o teto salarial palmeirense é de R$ 450 mil.

O clube alviverde vê chances de Fred ser oferecido novamente no futuro, por pessoas ligadas ao Fluminense. O acerto, porém, é tido como improvável ou quase "impossível". A transferência só ocorreria no caso de uma proposta irrecusável, sempre com um jogador palmeirense envolvido no negócio, já que Cuca quer "enxugar" o elenco.

Situações dos clubes

Atualmente, o Fluminense não tem interesse em negociar Fred com outro time. Isso porque o relacionamento entre o atacante e o técnico Levir Culpi está menos turbulento. Entretanto, outros clubes do Brasil apostam que essa parceria pode não durar muito tempo e seguem monitorando a situação do clube das Laranjeiras.
Caso o Fluminense mude de ideia e decida pela saída de Fred, o clube ficará, evidentemente, necessitado de um jogador experiente no ataque. Magno Alves é uma opção, mas não seria suficiente para sanar a ausência do camisa 9.
Mesmo com Fred no elenco, o Fluminense está em busca de algumas peças. Dois meias, um volante e um lateral esquerdo estão em pauta. A prioridade é um camisa 10 para substituir Diego Souza, que preferiu deixar as Laranjeiras para retornar ao Sport.

Desde a chegada de Cuca, o Palmeiras já contratou dois jogadores: o atacante Róger Guedes e o meia Tchê Tchê, ambos com o aval do treinador. A diretoria alviverde ainda acertou com o zagueiro Yerry Mina, do Independiente Santa Fe — o atleta se apresentará em agosto.

O time de Cuca passa por uma reformulação, com direito a saídas e dispensas. Fellype Gabriel, por exemplo, teve o contrato rescindido. Nathan, Lucas Taylor e Victor Luis, por sua vez, foram emprestados. Além disso, Lucas e Robinho deixaram o clube na troca pela dupla Fabiano e Fabrício.